PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como NÃO educar seus (nossos) filhos

 Policiais de Houston, no Texas, publicaram uma norma de 10 pontos de “como criar um delinquente”. 

1- Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.

2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
 
3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até ele chegar aos 21 anos e “decida por si mesmo”.
 
4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.
 
5- Discuta com freqüência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
 
6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.
 
7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.
 
8- Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. (Todos têm má vontade com seu filho).
 
9- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.E, finalmente…
 
10- Prepare-se para uma vida de desgosto. Vivemos num mundo com tanta violência e visível falta de educação. Vale a pena pensarmos melhor em que tipo de valores estamos repassando aos nossos filhos. 
Se você achou interessante esta mensagem repasse ao maior número possível de pais, professores e de, futuros pais. O mundo precisa de cidadãos de bem, e a responsabilidade também é nossa.
Fonte desconhecida

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Missa do Galo, de Machado de Assis

Clique no link abaixo:

Questões pesquisadas na internet
1. Considere as afirmações abaixo sobre o conto "A Missa do Galo", de Machado de Assis.

I- Machado de Assis vale-se de um recurso muito presente na sua ficção, ou seja, a utilização de diversos pontos de vista e avaliações, deixando ao leitor o trabalho de interpretá-los.
II- A ambiguidade do discurso narrativo pode ser relacionada à imbricação de dois pontos de vista: o do adolescente Nogueira e do Nogueira maduro que avalia o passado.
III- Para o adolescente Nogueira, são transparentes os gestos e as palavras de Conceição, mas, por questões éticas, finge não os compreender.

Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
 
Resposta:[C]


9. (PUC-MG) Nos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, a imagem de Conceição como mulher submissa, fria e ‘santa’ só NÃO é revertida quando a narrativa se faz sob a perspectiva de:
a) Meneses
b) Conceição
c) Nogueira
d) D. Inácia

10. (PUC-MG) Alguns dos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema possuem epígrafes, que, retiradas em Machado de Assis, estabelecem com o texto epigrafado diferentes relações.
A opção em que se indica uma relação INADEQUADA entre a abordagem do conto e sua epígrafe é:
a) Na versão de Autran Dourado, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos.” sugere a perplexidade e o desapontamento de Távora quando, numa conversa, lhe é revelado por Conceição o jogo de sedução que se estabelecera entre ela e Nogueira na noite da missa do galo.
b) Na versão de Osman Lins, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta” faz referência às dúvidas e ambiguidades que permeiam a aproximação, relembrada pelo narrador, entre ele e Conceição naquela noite de missa do galo.
c) Na versão de Nélida Piñon, a epígrafe “Fartou-se de antemão do banquete da vida” remete à forma como Nogueira, ainda jovem, se aproveita sexualmente da aproximação com Conceição.
d) Na versão de Julieta de Godoy Ladeira, a epígrafe “Boa Conceição! Chamavam-lhe ‘a santa’ e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido” refere-se ironicamente à imagem de Conceição, que aí revela seu lado de mulher sedutora, desejável e desejante.

Respostas: 9 a; 10 c


Obs.: Continuarei a pesquisa


Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga

Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga

domingo, 22 de julho de 2012

Pronomes interrogativos em inglês




Interrogative Words
(Palavras Interrogativas)


Essas palavras (também conhecidas como question words) são utilizadas para fazer perguntas. Sempre elas iniciam as perguntas.

● What → O que, Qual
Ex. What is this? (O que é isto?)
       What is your name? (Qual é o seu nome?)

● What time → Que horas
Ex.: What time is it? (Que horas são?)

● What for → Para que
Ex.: What for you want this? (Para que você quer isto?)

● What about → E sobre (usado depois de uma informação dada, para perguntar sobre a mesma coisa sobre outra pessoa ou objeto)
Ex.: My wife is beautiful. What about your wife? (Minha esposa é bonita. E sobre a sua esposa?)

● Which → Qual (Indica escolha, opção)
Ex.: Which color do you prefer: red or blue? (Qual cor você prefere: vermelho ou azul?)

● Who → Quem
Ex.: Who are you? (Quem é você?)

●Whose → De quem
Ex.: Whose books are those? (De quem são aqueles livros?)

● When → Quando
Ex.: When is she going to New York? (Quando ela vai para New York?)

● Why → Por que
Ex.: Why she had to go? (Por que ela teve que ir?)

● Where → Onde, Aonde, Em que lugar (Where é usado para perguntas relacionadas a lugares)
Ex.: Where do we go now? (Aonde vamos agora?)
          Obs.: Para referir à origem das pessoas e das coisas usa-se “from” no final das perguntas. Ex.: Where are they from? (De onde eles são?)

● How → Como
Ex.: How do you do it? (Como você faz isto?)

● How old → Qual a idade, Quantos anos
Ex.: How old are you? (Quantos anos você têm?)
        How old is he? (Qual a idade dele?)

● How much → Quanto (a), Quanto custa (para perguntas de quantidades de coisas em geral e de perguntas de preço)
Ex.: How much do you weigh? (Quanto você pesa?)
        How much is that? (Quanto custa isto?)

● How many → Quantos (as)
Ex.: How many cars do you have? (Quantos carros você têm?)

● How big / large → Qual o tamanho
Ex.: How large is the Universe? (Qual o tamanho do Universo?)

● How tall → Qual a altura (para pessoas)
Ex.: How tall is Mary? (Qual a altura de Maria?)

● How high → Qual a altura (para coisas)
Ex.: How high is the ladder? (Qual a altura da escada?)

● How long → Qual o comprimento, Quanto tempo
Ex.: How long is the bridge? (Qual o comprimento da ponte?)
       How long is the game? (Quanto tempo dura o jogo?)

● How far → Qual a distância
Ex.: How far from the cities? (Qual a distância das cidades?)

● How wide → Qual a largura
Ex.: How wide is the farm? (Qual a largura da fazenda?)

● How thick → Qual a espessura
Ex.: How thick is the wall? (Qual a espessura da parede?)

● How deep → Qual a profundidade
Ex.: How deep is the well? (Qual a profundidade do poço?)

● How often → Com que frequência, Quantas vezes
Ex.: How often do you go to the supermarket? (Com que frequência você vai ao supermercado?)

Cores


A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. 


Cores Primárias
As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.




Cores secundárias

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.



Cores terciárias

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.



Cores neutras
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.

Por: Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm

Dicas de inglês

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