PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Homenagem especial



Querida profa. Marlei Gabaldi

“Recordar é viver”, bem diz o provérbio português. E pensar me faz relembrar bons tempos. Tudo era diferente, até mesmo o sabor das coisas! Mas, o tempo passou... e como faz tempo! Naquela época eu tinha uns 8 anos. A escola era distante, por isso comecei a estudar mais tarde.
Pela manhãzinha eu levantava e logo saia rumo à Escola Municipal “D. Pedro “I”. A estrada era longa, talvez uns sete quilômetros. Eu me lembro que eu e meus colegas e/ou vizinhos de infância tínhamos que passar por trilhos perigosos e até por um abismo seguido de um córrego e depois um milharal, às vezes, correr de cães bravos (isso quando cortávamos caminho escondidos de nossos pais) e, em seguida, seguíamos pela estrada mais movimentada. Às vezes íamos por outra estrada para chegar ao trajeto correto, mas isso só aumentava mais a distancia.  
Olha, foi Você quem me ensinou as primeiras letras do alfabeto, as sílabas (àquele “f” que eu não conseguia fazer traçado certo e levei a maior bronca! rsrs...), aprendi as palavras e também a decifrar as frases, os textos e assim, sucessivamente, até a entender criticamente os textos (eu não decorava), compreender os problemas, as quatro operações e a tabuada, enfim as outras disciplinas.   
Ah que saudade! Eu me lembro da Cartilha Caminho Suave e também algumas explicações que até hoje estão gravadas em minha memória, tais como a origem da palavra Curitiba em tupi guarani, ou seja, “CURIpinho e “TIBA” muito, bem como a fábula O homem e a cobra, de Monteiro Lobato. E tantos outros ensinamentos!  
Nossa como VOCÊ era guerreira! Imagino como devia ser difícil lecionar numa sala multisseriada, mas VOCÊ dava conta do recado e ainda fazia a merenda. VOCÊ ia de carteira em carteira e até brincava de roda conosco na hora do recreio. Ainda aprendi que tínhamos que dividir a merenda quando levávamos lanches de casa e que não podíamos comer manga verde (devido um caso ocorrido ao lado da escola).
Eu também recordo que VOCÊ era imparcial (VOCÊ sabe o motivo! rsrs...) e uma grande amiga. Por falar em amigos: sabia que eu a admirava por sua alegria e animação? Não me lembro direito, apenas sei que seus amigos da Fazenda Barbacena cantavam belas canções com VOCÊ ao voltarmos da escola.
Professora Marlei, todos nós temos um destino marcado... (sei lá!), por isso quando eu voltar a revê-la (tomara que um dia...), por favor, quero encontrá-la com o mesmo sorriso e animação daquela época. Olha, mesmo que a vida tenha mostrado alguns dissabores! A vida segue seu percurso... sei como ela é. O importante é que VOCÊ é amada por muitos, inclusive por sua eterna aluna. Saiba que sua irmã também deixou marcar positivas, assim como a profa Conceição, mas foi VOCÊ quem me aguentou por quase quatro anos.
VOCÊ e meus PAIS ajudaram-me a construir meu alicerce e hoje também sou professora. Obrigada por fazer parte da minha história. Que você e sua família sejam iluminadas por Deus e tenham forças para prosseguir nessa jornada. Conte comigo!
Beijos!
Geisa

Obs.: Obrigada por sua visita surpresa! Amei!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Interpretação de textos (para sala de aula)





Explorando o texto: Direito e Avesso, de Rachel de Queiroz

1.    Retire do primeiro parágrafo o trecho em que a autora sugere que tudo, tanto o bonito como o feio, tem o mesmo destino na vida.

2.    Com que objetivo a autora teria colocado o aposto “moça” no final do primeiro período do segundo parágrafo?

3.    Ao falar do senhor “vítima de divertículos”, a autora abre um parêntese. Para quê?

4.    Segundo o texto, qual é o único motivo que leva as pessoas a esconder uma doença interna?

5.    Por que o título “Direito e Avesso”?
6.    Que conclusão a autora apresenta no último parágrafo?
7.    Qual é a sua opinião sobre o problema tratado no texto?
8.    “Doença interna só se esconde por medo da morte”. Essa afirmativa é válida para as vítimas de AIDS? Por quê?
9.    Fale sobre AIDS. Pode pesquisar na internet ou livros e anote a referência.


Obs.: Estas atividades postadas não constam referência, pois as mesmas fazem parte do meu acervo para sala de aula e coletadas por longos anos ou doadas por colegas.  

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lista de livros (obras literárias) para o vestibular

UEL de 2013 e de 2014

A Universidade Estadual de Londrina, representada pela COPS – Coordenadoria de Processos Seletivos – e pela COPESE – Comissão Permanente de Seleção, divulga as 10 (dez) obras literárias do próximo biênio (2013-2014).

A nova lista mantém 3 (três) obras do biênio passado. A permanência de parte das obras justifica-se pela necessidade da leitura efetiva, o que, sabemos, demanda tempo. Acreditamos que, assim, estamos criando melhores condições para os candidatos terem tranquilidade e sucesso nessa atividade.

Eis a nova lista para Processo Seletivo Vestibular



UEL de 2013 e de 2014:

1. Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª. edição)

2. As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz– Rachel de Queiroz

3. Espumas flutuantes – Castro Alves

4. São Bernardo – Graciliano Ramos

5. Papéis avulsos – Machado de Assis

6. Sagarana – Guimarães Rosa 

7. O Primo Basílio – Eça de Queirós

8. O Planalto e a Estepe – Pepetela

9. Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente

10. Bagagem – Adélia Prado

UEM 2013

Obras Literárias Indicadas


A seguir, apresentamos a lista das obras indicadas para leitura.
Obras
Autores
Sugestões Editoriais
A falecida
Nelson Rodrigues
Nova Fronteira, 2006
Contos novos
Mário de Andrade
Villa Rica, 1996
Dois irmãos
Milton Hatoum
Companhia de Bolso, 2006
Dom Casmurro
Machado de Assis
qualquer edição (texto integral)
Eu e outras poesias
Augusto dos Anjos
Martin Claret, 2002
Iracema
José de Alencar
qualquer edição (texto integral)
Laços de família
Clarice Lispector
Rocco, 1988
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga
Ediouro, 1997
Poesias completas
Cruz e Sousa
Ediouro, 1997
Sermões do Padre Vieira
Padre Antônio Vieira
L&PM Pocket, 2006

A lista de autores e de obras, constante do programa a título de sugestão, não impede que outros autores e obras significativas sejam solicitados na prova.

CONTOS NOVOS - Mário de Andrade (Resumo)
Dois Irmãos - Resumo Completo
Saiba mais:

Para ler livros online 

Acesse o link: http://www.vestibulandoweb.com.br/vestibular-obras-completas.asp


Download gratuito: http://bit.ly/ed_unesco_fb_12mar2013
A UNESCO disponibiliza gratuitamente para download livros de diversas áreas do conhecimento.

O pequeno livro das grandes emoções

Essa coletânea de textos literários de diversos tipos e estilos, escritos por alguns dos melhores escritores brasileiros, foi feita para iniciar jovens e adultos na grande aventura da leitura. Delicie-se com textos de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, entre outros.
Via UNESCO na rede