PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

RESPOSTA INTERPRETATIVA/ARGUMENTATIVA

GÊNERO TEXTUAL 1 
 REDAÇÃO
Leia atentamente, desde o título até o final, o texto que vem a seguir.
“O que é escrita?”
“... na atualidade, a escrita faz parte de nossa vida, seja porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (bilhete, e-mail, lista de compras, etc, etc.), seja porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações do dia a dia (placas, letreiros, anúncios, embalagens, etc., etc.).
Que a escrita é onipresente em nossa vida, já o sabemos. Mas, afinal, ‘o que é escrita?’
(...) há muitos estudos sobre a escrita, sob diversas perspectivas, que nos propiciam diferentes modos de responder a questão em foco.
Apesar da complexidade que envolve a questão, não é raro, quer na sala de aula, quer em outras situações do dia a dia, nos depararmos com definições, tais como: ‘escrita é inspiração’; ‘escrita é uma atividade para poucos privilegiados (aqueles que nascem com dom e se transformam em escritores renomados)’; ‘escrita é expressão do pensamento’ no papel ou em outro suporte; ‘escrita é domínio de regras da língua’; ‘escrita é trabalho’ (...) no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz em relação a um outro (o seu interlocutor/leitor) com um certo propósito.
Nessa concepção interacional (dialógica) da língua, tanto aquele que escreve como aquele para quem se escreve são (...) sujeitos (...) que (...) se constroem e são construídos no texto.
Assim é que, por exemplo, dependendo do gênero textual a ser produzido, do assunto a ser tratado, de quem seja o interlocutor, dos lugares em que se situam como interlocutores (escrever para um chefe, para um professor, para um amigo, para um namorado), dos conhecimentos pressupostamente compartilhados, do maior ou menor grau de intimidade, familiaridade existente entre esses interlocutores, a escrita pode se constituir mais formalmente ou mais informalmente.”
(Texto adaptado de KOCH, Ingedore V. & ELIAS, Vanda M. Escrita e interação. In: Ler e escrever – estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p.31-36).

GÊNERO TEXTUAL 1 – RESPOSTA INTERPRETATIVA/ARGUMENTATIVA
Com base no que as autoras, Koch e Elias, apresentam no texto adaptado “O que é escrita?”, responda, com suas palavras e com argumentos que justifiquem a sua interpretação, a pergunta: O QUE É ESCRITA?
Atenção! A resposta deve ser organizada de forma que, quem a ler, não precise da pergunta para compreendê-la. (UEM/CVU – PAS/2009 1.ª Etapa Caderno de Questões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.