GÊNERO TEXTUAL 1
REDAÇÃO
Leia atentamente, desde
o título até o final, o texto que vem a seguir.
“O que é escrita?”
“... na atualidade, a
escrita faz parte de nossa vida, seja porque somos constantemente solicitados a
produzir textos escritos (bilhete, e-mail, lista de compras, etc, etc.), seja
porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações do dia a
dia (placas, letreiros, anúncios, embalagens, etc., etc.).
Que a escrita é
onipresente em nossa vida, já o sabemos. Mas, afinal, ‘o que é escrita?’
(...) há muitos estudos
sobre a escrita, sob diversas perspectivas, que nos propiciam diferentes modos
de responder a questão em foco.
Apesar da complexidade
que envolve a questão, não é raro, quer na sala de aula, quer em outras situações
do dia a dia, nos depararmos com definições, tais como: ‘escrita é inspiração’;
‘escrita é uma atividade para poucos privilegiados (aqueles que nascem com dom
e se transformam em escritores renomados)’; ‘escrita é expressão do pensamento’
no papel ou em outro suporte; ‘escrita é domínio de regras da língua’; ‘escrita
é trabalho’ (...) no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz em relação a um
outro (o seu interlocutor/leitor) com um certo propósito.
Nessa concepção
interacional (dialógica) da língua, tanto aquele que escreve como aquele para
quem se escreve são (...) sujeitos (...) que (...) se constroem e são
construídos no texto.
Assim é que, por exemplo,
dependendo do gênero textual a ser produzido, do assunto a ser tratado, de quem
seja o interlocutor, dos lugares em que se situam como interlocutores (escrever
para um chefe, para um professor, para um amigo, para um namorado), dos
conhecimentos pressupostamente compartilhados, do maior ou menor grau de
intimidade, familiaridade existente entre esses interlocutores, a escrita pode
se constituir mais formalmente ou mais informalmente.”
(Texto adaptado de KOCH,
Ingedore V. & ELIAS, Vanda M. Escrita e interação. In: Ler e
escrever – estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto,
2009. p.31-36).
GÊNERO TEXTUAL 1 –
RESPOSTA INTERPRETATIVA/ARGUMENTATIVA
Com base no que as
autoras, Koch e Elias, apresentam no texto adaptado “O que é escrita?”,
responda, com suas palavras e com argumentos que justifiquem a sua
interpretação, a pergunta: O QUE É ESCRITA?
Atenção! A
resposta deve ser organizada de forma que, quem a ler, não precise da pergunta
para compreendê-la. (UEM/CVU – PAS/2009 1.ª Etapa Caderno de Questões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.