Este blog tem por finalidade incentivar a formação de leitores competentes, e ainda, fomentar subsídios e informações aos colegas, alunos/as, familiares e visitantes em geral. Agradeço sua visita! Geisa
“O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.” (José Saramago)
PAISAGEM
ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM
Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!
domingo, 27 de março de 2016
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Sugestões de trabalho - 7° "B"
O Pequeno Príncipe -Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipefoi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944.
Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara.
Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade.
O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
Um rei pensava que todos eram seus súditos, apesar de não haver ninguém por perto. Um homem de negócios se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar.
Um bêbado bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Um geógrafo se dizia sábio mas não sabia nada da geografia do seu próprio país. Assim, cada personagem mostra o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que merece.
Isso tudo pode ser traduzido por uma frase da raposa, personagem que ensina ao menino de cabelos dourados o segredo do amor: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.
Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram.
Entendia que é difícil para os adultos (os quais considerava seres estranhos) compreender toda a sabedoria de uma criança.
Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações.
Muitos adultos até hoje se emocionam ao lembrar do livro.
Talvez porque tenham se tornado “gente grande” sem esquecer de que um dia foram crianças.
Fonte: http://www.vestibular1.com.br/ Obs.: No link acima, saiba que é possível encontrar diversos resumos de obras literárias.
Boa noite Nayara! Desculpe-me, mas trabalho em dois turnos, por isso quase não tenho tempo de visitar o blog ultimamente. Você me pediu o gabarito, mas não posso postar as respostas, pois meus alunos as pesquisam durante a leitura da obra, além disso essas questões pertencem a fonte citada abaixo da postagem. Ah! O Pe. Luis Miguel Duarte lançou a nova tradução dessa obra pela Editora Paulus.Veja o link: http://www.paulus.com.br/portal/releases/o-pequeno-principe-em-duas-versoes#.VwMiIHqGyIg Abraços! Geisa
Parabéns pelo excelente trabalho!!!!
ResponderExcluirObrigada Sara Duarte! Volte sempre! Abraços!
ExcluirOnde está o gabarito?
ResponderExcluirBoa noite Nayara! Desculpe-me, mas trabalho em dois turnos, por isso quase não tenho tempo de visitar o blog ultimamente. Você me pediu o gabarito, mas não posso postar as respostas, pois meus alunos as pesquisam durante a leitura da obra, além disso essas questões pertencem a fonte citada abaixo da postagem. Ah! O Pe. Luis Miguel Duarte lançou a nova tradução dessa obra pela Editora Paulus.Veja o link: http://www.paulus.com.br/portal/releases/o-pequeno-principe-em-duas-versoes#.VwMiIHqGyIg
ResponderExcluirAbraços!
Geisa
muito bom me ajudou em um trabalho que eu fiz, eu tinha que montar um slide com algumas perguntas ai peguei aqui; obrigada
ResponderExcluirPode me mandar o link do gabarito?
ResponderExcluir