PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Revista Língua Portuguesa

 Confira o começo da matéria de capa da edição 83, que está nas bancas:
"O apagão da leitura - ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país: o que você pode fazer para interpretar melhor os textos que lê

O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura. A escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década, assim como a inclusão no sistema de ensino. O brasileiro comprou mais de 469 milhões de exemplares de livros em 2011, ano em que a Câmara Brasileira do Livro computou 7 milhões de compradores de obras só em eventos literários. O Plano Nacional do Livro e Leitura mapeou 900 atividades financiadas pelo Estado para incentivo à leitura. Eis alguns sintomas de nossos avanços na leitura. Mas também a ponta do iceberg de nosso atraso: se é verdade que nunca se leu tanto no país como na era da internet, também é fato que nossa qualidade da leitura, historicamente ruim, ganhou agora precisão de pesquisa.

O Indicador do Alfabetismo Funcional 2011-2012, levantamento do Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só 1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%), e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura. Estamos falando de gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país. Parcela significativa da população, elas não entendem o que leem, não interpretam bem o que está num papel, na internet, em documentos e cartazes de rua."

Qual é a sua opinião sobre a crise da leitura no Brasil? Você gostaria de dividir suas impressões sobre a reportagem?

2 comentários:

  1. A frase sobre a não compreensão da leitura chamou minha atenção, porém a pesquisa refere-se aos anos de 2011-2012, é importante verificarmos esses dados no contexto atual, a fim de verificarmos os avanços da leitura no país.

    ResponderExcluir

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.