PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PAS - UEM/2012 - Língua Inglesa


LÍNGUA INGLESA
A prova de Língua Inglesa terá como objetivo avaliar a capacidade de compreensão de leitura de texto nessa língua. Para tanto, adota-se como base o estudo dos gêneros textuais, conforme suas esferas sociais de circulação. Em consonância com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, os conteúdos devem contemplar diversos gêneros textuais, além de elementos linguísticodiscursivos, tomando-se como base a proposta de conteúdos básicos para o Ensino Médio.

1.ª SÉRIE
Para a primeira série, sugere-se abordar os gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: cotidiana, imprensa e midiática.

1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discurso direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.

2.ª SÉRIE
Para a segunda série, sugere-se abordar os gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: literária/artística, científica, escolar e publicitária.

1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discursos direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.

3.ª SÉRIE
Para a terceira série, sugere-se abordar os gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: política, jurídica e consumo.

1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discurso direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.