LÍNGUA INGLESA
A prova de Língua Inglesa terá como objetivo avaliar a capacidade
de compreensão de leitura de texto nessa língua. Para tanto, adota-se como base
o estudo dos gêneros textuais, conforme suas esferas sociais de circulação. Em
consonância com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, os conteúdos
devem contemplar diversos gêneros textuais, além de elementos
linguísticodiscursivos, tomando-se como base a proposta de conteúdos básicos
para o Ensino Médio.
1.ª SÉRIE
Para a primeira série, sugere-se abordar os gêneros textuais das
seguintes esferas sociais de circulação: cotidiana, imprensa e midiática.
1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discurso direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do
texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e
humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
2.ª SÉRIE
Para a segunda série, sugere-se abordar os gêneros textuais das
seguintes esferas sociais de circulação: literária/artística, científica, escolar e
publicitária.
1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discursos direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do
texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e
humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
3.ª SÉRIE
Para a terceira série, sugere-se abordar os gêneros textuais das
seguintes esferas sociais de circulação: política, jurídica e consumo.
1. Tema do texto
2. Interlocutor
3. Finalidade do texto
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual
6. Partículas conectivas do texto
7. Discurso direto e indireto
8. Elementos composicionais de gênero
9. Emprego do sentido conotativo e denotativo do
texto
10. Palavras e/ ou expressões que denotam ironia e
humor no texto
11. Polissemia
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.