Veja
abaixo uma “tradução” das cinco competências analisadas na redação do Enem:
1ª
Competência: Demonstrar
domínio da norma padrão da língua escrita
O
candidato deve demonstrar capacidade de se expressar bem, isto é, de escrever
um texto claro, com poucos erros gramaticais, e de preferência sem erros que
prejudiquem a compreensão daquilo que está expondo.
2ª
Competência:Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
O candidato deve entender o que está
sendo pedido na proposta - antes de mais nada, é preciso escrever uma dissertação
sobre o tema proposto. Nessa dissertação, o aluno deve mostrar que sabe como
discutir o assunto, aplicando os conhecimentos que possui (de várias áreas)
para conduzir a discussão.
O candidato deve mostrar que sabe usar
os conhecimentos que tem para desenvolver o tema. Segundo Olivieri, isso não
significa "exibir conhecimento". "Tem candidato que fica
procurando palavras difíceis para mostrar que conhece o idioma, que quer colocar
citações históricas só para mostrar que sabe, isso não é preciso. É esperado
que o aluno se expresse com clareza" afirmou.
3ª
Competência:Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista
Numa dissertação, basicamente, o aluno
tem de apresentar o seu ponto de vista e dizer por que ele vê as coisas assim,
tentando convencer o leitor de que ele, o aluno, está certo. Trocando em
miúdos: se alguém chega para o pai e diz: "eu preciso de um carro",
ele precisa convencer o pai da sua necessidade. Para isso, ele vai selecionar,
relacionar e organizar motivos, de uma maneira que seja convincente. É o mesmo
procedimento da dissertação.
4ª
Competência:Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da argumentação
Dissertar é fazer conexões, como se
faz aqui: "Todo homem é mortal. João é homem. Logo, João é mortal."
Trata-se de articular a primeira declaração com a segunda, de modo que a
conclusão seja uma decorrência delas. Os mecanismos linguísticos são
basicamente as palavras que conectam as declarações. No exemplo dado, ela é o
"logo". Note: se a gente tirar o logo e puser outra semelhante, a
conexão ocorre (por exemplo, em vez de "logo", "portanto").
Mas se puser outra, aleatóriamente, a conexão não se faz: "Todo homem é
mortal. João é homem. Mas, João é mortal." "Todo homem é mortal. João
é homem. Nem João é mortal." Ou seja, é preciso estabelecer relações de
causa e consequência entre os fatos que são expostos.
5ª
Competência:Elaborar proposta de solução para o
problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade
sociocultural
Trata-se de fazer propostas de solução
para o problema apresentado. Exemplo: quando se fala no problema do lixo, a
reciclagem pode ser apontada como solução. Se não resolve de vez, ao menos
contribui para isso. Só vale a pena fazer duas ressalvas:
1) Não seja óbvio nem
genérico demais, dizendo algo como "as autoridades competentes devem tomar
as devidas providências";
2) Procure não ser radical no modo de encarar a
questão. O radicalismo pode facilmente incorrer no desrespeito aos valores
humanos.
Adaptação da fonte: http://educacao.uol.com.br/
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