PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Missa do Galo, de Machado de Assis

Clique no link abaixo:

Questões pesquisadas na internet
1. Considere as afirmações abaixo sobre o conto "A Missa do Galo", de Machado de Assis.

I- Machado de Assis vale-se de um recurso muito presente na sua ficção, ou seja, a utilização de diversos pontos de vista e avaliações, deixando ao leitor o trabalho de interpretá-los.
II- A ambiguidade do discurso narrativo pode ser relacionada à imbricação de dois pontos de vista: o do adolescente Nogueira e do Nogueira maduro que avalia o passado.
III- Para o adolescente Nogueira, são transparentes os gestos e as palavras de Conceição, mas, por questões éticas, finge não os compreender.

Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
 
Resposta:[C]


9. (PUC-MG) Nos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, a imagem de Conceição como mulher submissa, fria e ‘santa’ só NÃO é revertida quando a narrativa se faz sob a perspectiva de:
a) Meneses
b) Conceição
c) Nogueira
d) D. Inácia

10. (PUC-MG) Alguns dos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema possuem epígrafes, que, retiradas em Machado de Assis, estabelecem com o texto epigrafado diferentes relações.
A opção em que se indica uma relação INADEQUADA entre a abordagem do conto e sua epígrafe é:
a) Na versão de Autran Dourado, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos.” sugere a perplexidade e o desapontamento de Távora quando, numa conversa, lhe é revelado por Conceição o jogo de sedução que se estabelecera entre ela e Nogueira na noite da missa do galo.
b) Na versão de Osman Lins, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta” faz referência às dúvidas e ambiguidades que permeiam a aproximação, relembrada pelo narrador, entre ele e Conceição naquela noite de missa do galo.
c) Na versão de Nélida Piñon, a epígrafe “Fartou-se de antemão do banquete da vida” remete à forma como Nogueira, ainda jovem, se aproveita sexualmente da aproximação com Conceição.
d) Na versão de Julieta de Godoy Ladeira, a epígrafe “Boa Conceição! Chamavam-lhe ‘a santa’ e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido” refere-se ironicamente à imagem de Conceição, que aí revela seu lado de mulher sedutora, desejável e desejante.

Respostas: 9 a; 10 c


Obs.: Continuarei a pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.