PRIMEIRO
PASSO: entenda bem o tema da redação.
·
Faça
perguntas relacionadas ao assunto.
·
Faça um
“brainstorming”, mas sozinho: coloque seu conhecimento de mundo em ação.
·
Pense
no problema relacionado a esse tema: toda proposta de redação
do ENEM terá um problema que precisa ser solucionado. Pense nesse
problema, em suas causas e em sua solução.
·
É
interessante responder a perguntas como:
>> Qual é o problema?
>> Por que é um problema?
>> Quais as causas desse problema?
>> Qual a solução para esse problema?
>> Por que essa solução deveria ser colocada em prática?
>> Como essa solução resolveria o problema?
Vamos
usar como exemplo uma redação sobre o seguinte tema:
MOBILIDADE
URBANA
>>> Comece fazendo perguntas:
·
O que é
mobilidade urbana?
·
Quando se
pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados?
·
Quais as
causas desses problemas?
·
Como
fazer para resolver esses problemas?
·
Como essa
solução resolveria os problemas?
É nesse
momento que se faz o “brainstorming”
>> O que é mobilidade urbana?
Vou
colocar alguns tópicos que me ajudarão a formar a ideia completa:
·
Infraestrutura
das cidades
·
Meios de
transporte
·
Transporte
coletivo
·
Deslocamento
de pessoas
>>
Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser
apontados?
A questão
da mobilidade urbana no Brasil é um problema. Por quê?
Em
tópicos:
·
Excesso
de veículos
·
Congestionamentos
·
Transporte
coletivo precário
·
Atrasos
·
Estresse
·
Poluição
·
Acidentes
>> Quais as causas desse problema?
Novamente
vou colocar alguns tópicos:
·
Falta de
planejamento urbano
·
Pouco
espaço/incentivo para transporte alternativo, como bicicletas.
·
Pouco
investimento em transporte coletivo eficaz.
>> Como fazer para resolver esse problema?
Vou
listar algumas possibilidades:
·
Investimento
em infraestrutura: reestruturação das vias públicas, construção/ampliação de
ciclovias.
·
Incentivo
ao transporte alternativo, como bicicletas.
·
Investimento
em transporte coletivo mais eficaz.
>> Como essa solução resolveria o problema?
Transporte
coletivo eficaz faz com que o indivíduo possa deixar o carro em casa para se
deslocar pela cidade.
Se houver
condições estruturais e segurança para o uso de bicicletas, por exemplo, o
incentivo a esse meio de transporte alternativo poderá surtir algum
efeito.
OBSERVAÇÃO: Quanto mais criativa a solução, maiores as
chances de a redação ser bem avaliada. Dessa forma, é importante pensar em uma
proposta inovadora, que não seja óbvia demais. Esse é o desafio!
SEGUNDO PASSO: vamos construir a redação:
INTRODUÇÃO: (primeiro parágrafo da redação)
- Introdução deve ter o seguinte:
- Apresentação do tema
- O problema
- A tese (é o
que se pretende defender no texto)
Vejamos o exemplo:
>>> O
tema é mobilidade urbana: vou colocar uma definição e explicar por que se
trata de um problema.
(veja que
já pensei sobre isso quando estava “entendendo o tema”)
- A tese é o que eu pretendo defender, é o objetivo do meu texto.
Como estou fazendo uma redação “modelo ENEM”, vou apontar aqui para a solução
do problema.
Atenção:
Não vou
abordar a proposta de intervenção no primeiro parágrafo do texto, mas vou
apontá-la como tese, como objetivo da redação. No final do texto vou desenvolver
essa proposta e estabelecer uma ligação clara da conclusão com a introdução.
A ideia é
a seguinte:
O tema da redação é um problema e
meu objetivo é resolvê-lo.
(objetivo
da redação = tese = solução para o problema).
Eu
proponho uma solução, desenvolvo o texto explicando por que esse problema
precisa ser solucionado e, no final, desenvolvo essa proposta e mostro como ela
resolveria o problema.
>>>
Voltando à redação sobre mobilidade urbana:
TESE
E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa
para se locomover pela cidade.
- Vejamos, então, o primeiro parágrafo inteiro:
- Observe que o parágrafo de introdução contém a apresentação do
assunto, o problema e a tese.
DESENVOLVIMENTO: (no mínimo dois parágrafos)
· É
importante planejar o desenvolvimento do texto. Pense na relação entre os
argumentos:
- A ideia será somar os
argumentos?
- A ideia será contrapor
argumentos: aspectos negativos e positivos, por exemplo?
- Os argumentos serão as
causas e as consequências do problema?
·
A relação
entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de
ideias, outros não.
Vamos aplicar isso ao exemplo:
- Em relação ao tema “mobilidade urbana”, escolhi somar ideias que
defendem minha tese:
TESE
E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa
para se locomover pela cidade.
- Para selecionar os argumentos, é possível fazer o seguinte raciocínio:
Eu
pretendo defender a tese tal por causa disso (1) e por causa disso (2).
Disso (1)
= argumento 1
Disso (2) = argumento 2
Pretendo
defender a ideia de que é preciso criar condições de o brasileiro deixar o
carro em casa para se locomover pela cidade por causa DISSO (1) e
por causa DISSO (2).
DISSO (1) = falta de infraestrutura + excesso de
veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde.(argumento
1)
DISSO (2) = falta de transporte coletivo eficaz. (argumento
2)
- Vamos começar pelo argumento 1:
ARGUMENTO
1 = falta de infraestrutura +
excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de
saúde.
- Vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:
- Veja que o foco principal do meu argumento é o excesso de veículos.
- Agora, vou desenvolver o
tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:
- Para fechar o parágrafo,
vou relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto:
Observação: você pode optar por expressões como "dessa
forma", "nesse sentido", "assim", "portanto"
etc para iniciar a frase que irá relacionar a tese ao argumento.
- Agora vamos desenvolver o argumento 2:
ARGUMENTO
2 = falta de transporte
coletivo eficaz.
- Novamente vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu
argumento:
- Veja que o foco principal desse meu argumento é a ineficiência do
transporte coletivo.
- Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto
coerente e coeso:
- Para fechar o parágrafo, vamos relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em
meu texto:
Observação: veja que a expressão "portanto" foi
usada no início da frase que relaciona a tese a esse segundo argumento.
- É importante relacionar meus argumentos. Veja que eu estou somando ideias, por
isso devo inserir uma expressão que explicite essa soma. No segundo parágrafo,
posso iniciar o argumento com uma expressão como “além disso”:
CONCLUSÃO: (último parágrafo)
·
Volte ao
tema/problema.
·
Apresente
uma solução para o problema (proposta de intervenção).
·
Reafirme
a tese apresentada na introdução.
Vejamos o
exemplo:
- No último parágrafo eu volto ao problema da mobilidade urbana:
- Desenvolvimento da solução para o problema (proposta de
intervenção)
Vejamos, agora, a redação completa:
Fonte: http://www.gramatiquice.com.br/2013/09/voudeixar-aqui-mais-uma-pequena-dica.html
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