PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Temas de redação/2014

  • março de 2014: Qual será o legado da Copa do Mundo para o Brasil?
  • fevereiro de 2014: A polícia se excede contra os manifestantes ou cumpre seu papel?
  • janeiro de 2014: A Aids não é mais a mesma? Por que diminuiu o medo da doença?
  • Fonte: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/temas.jhtm
  • "Atualmente vivemos num mundo de contradições, ou melhor, de valores invertidos.
  • A sociedade anda conturbada por tantos conflitos devido, principalmente, pela desestruturação familiar. Mas também, a impunidade, as injustiças sociais, a ganância, a corrupção são valores negativos que provocam alienação do ser humano. 
  • Portanto, tudo isso é resultado da valorização do Poder e do Ter; menos do Ser." Profa. Geisa
  • Você concorda?
  • Dissertação
    Antes de começarmos estudar a introdução, teremos que nos ater a dois aspectos muito importantes: 
    O tema e o título:
    Tema: É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a idéia que será defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação
    Título: É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa.
    Apesar de o título ser importante para uma dissertação, julgo ser também perigoso, pois, como o estudante não está acostumado a dissertar, pode equivocar-se e dar um título que não corresponda ao âmago da redação. Portanto acredito que o ideal seria colocar título apenas quando o vestibular o exigir.
    Introdução: A Introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.

    Frases-modelo, para o início da introdução:
    Cogita-se, com muita frequência, de...
    O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).
    Muito se tem discutido, recentemente, acerca de...
    Muito se debate, hoje em dia, ...
    Partícula apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.
    O (A) ..... é de fundamental importância em ....
    É de fundamental importância o (a) ....
    É indiscutível que ... / É inegável que...
    Muito se discute a importância de...
    Comenta-se, com frequência, a respeito de...
    Não raro, toma-se conhecimento, por meio de..., de
    Apesar de muitos acreditarem que... (refutação) 
    Ao contrário do que muitos acreditam... (refutação)
    Pode-se afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...
    Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....
    Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual ...
    Ao analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as)... , pois...


    Esquema 1

    1º Parágrafo
    TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
    INTRODUÇÃO
    2º Parágrafo
    Desenvolvimento do argumento 1
    3º Parágrafo
    Desenvolvimento do argumento 2
    DESENVOLVIMENTO
    4º Parágrafo
    Desenvolvimento do argumento 3
    5º Parágrafo
    Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final
    CONCLUSÃO

    Diferença entre assunto e tema

    O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.Observe, por exemplo: CidadaniaEcologiaTerrorismoHorário Político; todos são assuntos, não há delimitação.
    O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.


    Suponhamos que na sua proposta de redação há uma abordagem sobre cidadania, que no final culmina no tema solicitado: O direito e o dever de votar do cidadão. Na introdução, para não fugir ao tema, você deverá contextualizá-lo dentro do assunto: Uma das formas do cidadão exercer sua cidadania é por meio do voto. A partir daqui, apresentar seu ponto de vista em relação ao voto e, por fim, apresentar os argumentos que sustentem sua tese.
    Você observou que a discussão não será acerca da cidadania em si, mas sobre o poder do voto para defendê-la? 
  • Obs.:Adaptação de várias fonte da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.