PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Carta Pessoal - Brasil Escola

Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.
As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:
• O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
• O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.
Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos.
Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.
Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.
Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação).
A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é manuscrita!
Curiosidade sobre P.S: essa sigla é originada do verbo latino “post scribere” que significa “escrever depois”!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Fonte; http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htm

                    
Modelos de cartas 



 São João do Ivaí, 07 de agosto de 2000.
(nome) , querida amiga de todas as horas,

     Nós moramos próximas, mas por circunstâncias da vida, são poucos os momentos que passamos juntas. Tive então a lembrança de escrever esta cartinha por sentir que a hora era boa para, como amiga sincera que sou, alertá-la sobre certos pensamentos que acabam se tornando atitudes radicais de sua parte.
     Acho importante que dê chance aos seus amigos para conviverem mais com você, pelo menos os chegados, assim vão ter liberdade para cometer erros, pois só assim terão oportunidade para acertar. São com os erros que podemos chegar a grandes acertos.
Sei que você nunca foi radical. Basta ser tolerante e verá que todos possuem o seu lado bom. Sua alma pode ser mais ágil e mais leve, mas tente entender que entre humanos, simples mortais, nunca vai haver um amigo para fazer só coisas legais com você. Às vezes alguém pisa na bola.
     Você é generosa e boa amiga. Sempre foi aquela que fazemos questão de guardar no lado esquerdo do peito. Os momentos especiais são raros, mas para nós, que somos grandes amigas, eles são sempre mais frequentes e agradáveis. Nunca seremos infalíveis, mas podemos ser criaturas humanas que sabem prezar uma grande amizade. Vamos celebrar esse privilégio.
 
Beijos! 
(assinatura)
Obs.: Encontre outros modelos no site http://www.modelodecarta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa