Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas  específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados  mensuráveis, que devem ser alcançadas até 7 de setembro de 2022: as  Metas, acompanhadas de perto, servem como direcionamento para que todos  os brasileiros participem e cobrem melhorias na Educação.
Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
A  Meta 1 trata do atendimento a um direito básico: o acesso à Educação.  Até o ano de 2022, 98% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos devem  estar matriculados e frequentando a escola. O objetivo é que cada estado  também registre este percentual de atendimento.
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Até  2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as  habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º  ano do Ensino Fundamental.
Garantir o direito de  alfabetização na idade correta a todas as crianças é um grande passo  para o sucesso escolar. Para verificar e acompanhar esse direito é  necessário analisar dois tipos de informação: se a conclusão da 2ª série  ou do 3º ano ocorre na idade correta e qual foi a qualidade da  alfabetização. O fluxo escolar pode ser calculado por meio da Pesquisa  Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No entanto, no Brasil, ainda  não há um indicador nacional que permita medir o aprendizado da escrita e  da leitura.
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série. 
Então,  70% dos alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino  Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e  privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e  300 pontos na escala de português do Saeb, e superiores a 225, 300 e  350 pontos na escala de matemática.
Dentre as cinco  Metas do Todos Pela Educação destacamos a relevância e o enorme desafio  apresentado pela Meta 3 – todo aluno com aprendizado adequado à sua  série. Ela é o núcleo das metas do Todos Pela Educação, pois estabelece  objetivamente o que seria uma Educação de boa qualidade e os indicadores  que devem ser alcançados a cada dois anos para atingir esse nível.
Meta 4. Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos  
Até  2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter  completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de  19 anos deverão ter completado o Ensino Médio.
A Meta 4, em  alguma medida, é o resultado do sucesso e do cumprimento de todas as  outras Metas. Não somente as crianças e jovens devem frequentar a  escola, mas devem ser alfabetizados na idade correta e aprender o que é  adequado à sua série. Com isso, poderão concluir a Educação Básica na  idade apropriada. Para tal, a proposta do Todos Pela Educação é que em  2022, 95% dos jovens com 16 anos tenham o Ensino Fundamental completo e  90% dos jovens de 19 anos tenham concluído o Ensino Médio. Como tanto a  qualidade do Ensino Fundamental como a idade em que ele é concluído  impactam nos resultados de conclusão do Ensino Médio, a Meta 4 propõe  diferentes taxas de conclusão para estas duas fases.
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido
Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB.
Atualmente não há um  indicador que possa avaliar a gestão dos recursos da Educação como um  todo, mas é possível acompanhar a evolução do investimento público  direto em Educação Básica do país como proporção do PIB (Produto Interno  Bruto). 
 Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/institucional/as-5-metas/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.