- PESQUISA PARA APOIAR AS DINÂMICAS DE SALA DE AULA
BASSO, Edcleia Aparecida – (OR) - FECILCAM
- Gênero Discursivo
- Capacidades de Linguagem
- Gênero Classificado Oral em português;
- Gênero Classificado Escrito em português;
- Gênero Classificado em Inglês;
- Profissões;
- Números;
- Idade;
- Verbos: tempos e modos
16:12:00www.youtube.com/paranatvclassificados
Classificados em Inglês www.classified.com/imagens acessado em 13/06/2011.
Classificados em Língua Portuguesa: Jornal Tribuna –
- Gênero Classificado oral
- Gênero Classificado impresso (Língua Portuguesa)
- Apresentar os objetivos para o ensino com o gênero Classified
- Explorar o gênero Classificados oral e impresso, discutindo sobre a função social e estrutura do mesmo.
- Nome da empresa;
- Nome do cargo;
- Local de trabalho;
- Idade permitida;
- Experiência;
- Telefone para contato;
- Produção do Gênero Classificado
- Gênero Classificado impresso (English Language)
- Professions - Memory Game
- Numbers – Bingo
- Encaminhar os alunos para a produção inicial do gênero Classificados, com intuito de analisar o que eles aprenderam sobre o gênero, e ao mesmo tempo, verificar o que deverá ser aprendido para que possam, mais adiante, produzir um classificado em língua inglesa;
- Explorar o gênero Classificado em Língua Inglesa, discutindo sobre a função social e estrutura do mesmo.
- Contextualizar os conteúdos “professions, numbers and verbs” numa perspectiva dinâmica e interativa.
Tutor/teaching job
My name is Vanessa and I am in need of a job. I am 20 years old. My career objectives are to gain experience in working with school students as I am currently at the University of Sydney ... Liverpool. Email Smithvan@yahoo.com.au
Primary and High School tutors
required.
Experienced Primary and High School Tutors for English and Maths required across Sydney, particularly the North Shore and Eastern Suburbs. Must have car and thorough curriculum knowledge. Send ... Bondi@videotron.ca |
Company’s name:
Profession’s name:
Age:
Place:
Experience:
Qualification:
Telephone:
Email:
|
|||
Apply Now
|
Company’s name:
Profession’s name:
Age:
Place:
Experience:
Qualification:
Telephone:
Email:
|
Company’s name:
Profession’s name:
Age:
Place:
Experience:
Qualification:
Telephone:
Email:
|
Continuação de Sequência Didática - Fonte da Revista Nova Escola
- Compreender a organização do texto instrucional receita em inglês.
- Ativar conhecimentos prévios na língua materna sobre esse gênero.
- Reconhecer a função do uso de verbos no imperativo em inglês.
- Usar verbos no imperativo.
- Escrever uma receita em inglês.
Conteúdo
- Tempo imperativo.
Anos
6º ao 9º ano.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Livro Kids in the Kitchen (Micah Pulleyn e Sarah Bracken, 48 págs., Ed. Sterling II, 39,30 reais) ou receitas culinárias variadas em inglês.
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Ofereça ao aluno cego as receitas transcritas para o braile antecipadamente. Com a ajuda do AEE, trabalhe algumas noções de pronúncia e ortografia em Inglês para que ele tenha menos dúvidas na hora de produzir as próprias receitas. Ao longo da produção coletiva, repita as frases em voz alta e soletre palavras mais difíceis para que o aluno possa fazer seus próprios registros em braile e acompanhe a turma. Amplie o tempo de cada uma das etapas sempre que necessário e recomende que o aluno realize algumas atividades de reforço - como a produção de listas de verbos e ingredientes, por exemplo, em casa. Propor que uma das receitas registradas pela turma seja feita em uma das aulas é outra atividade que estimula os sentidos como o tato e o olfato, explora a oralidade e reforça o que todos aprenderam.
Desenvolvimento
1ª etapa
Se for usar o livro, mostre a capa aos alunos e explore o título. Questione: sobre o que trata esse livro? Ele traz histórias? Pode ser usado para fazer uma pesquisa, por exemplo? Que textos encontramos nele? Se usar as receitas avulsas, mostre-as aos alunos, explorando seu formato - primeiro ingredientes e medidas e depois modo de fazer. Independentemente do material escolhido, pergunte de que maneira o modo de preparo é descrito: O texto é escrito desta forma: "Could you beat the eggs, please?" ou desta: "Once upon a time there was a girl and she liked to beat eggs". Essas perguntas têm como propósito levantar a discussão sobre a importância do uso de verbos no imperativo no gênero receita. Faça a checagem das ideias levantadas pelos estudantes e anote as mais relevantes no quadro.
2ª etapa
Faça a leitura das receitas escolhidas e comente as ideias levantadas pelos alunos anteriormente e o que de fato encontraram na receita. Proponha que observem a objetividade da linguagem usada, percebida, em grande parte, pela forma como os verbos são usados. Peça que os alunos destaquem a posição dos verbos dentro do texto e a regularidade dessa posição. Leve-os a concluir que é preciso usar verbos no imperativo para construir um texto instrucional do tipo receita.
3ª etapa
Lembre com os alunos a estrutura de uma receita, relendo algumas, e enfoque os possíveis títulos para os ingredientes (Ingredients/What Youll Need) e para o modo de fazer (How to Prepare/Preparation/Directions/What to Do). Proponha a produção coletiva de um texto de receita. Eles terão de colaborar pensando no título e no modo de preparo. Escreva os seguintes ingredientes no quadro: 5 bananas, 1 tablespoon sugar, 1 tablespoon flour, 1 teaspoon baking powder, oil or butter. Limite em seis as etapas da receita: diga que em todas elas é necessário ensinar o leitor a usar os ingredientes de forma adequada. Nesse ponto, será preciso usar verbos imperativos, como to add (adicionar), to mix (mexer) e to heat (aquecer). Escreva os verbos no infinitivo no quadro, em uma ordem que não corresponda à que eles vão aparecer. Construa o texto com as hipóteses das etapas pensadas pelos alunos e comente sobre as incoerências em relação ao preparo correto.
4ª etapa
Organize os estudantes em duplas para que produzam uma nova receita. Escreva no quadro a quantidade máxima de ingredientes e também as medidas que poderão usar: tablespoon, teaspoon e 1/2 cup, entre outras. Apresente os seguintes verbos no infinitivo e informe que eles podem usar até cinco deles: to mix (mexer), to add (adicionar), to stir (agitar), to mash (misturar), to boil (ferver), to pour (misturar), to heat (aqueçar), to fry (fritar), to bake (assar), to cook (cozinhar), to serve (servir). Permita também que usem o dicionário para eventuais consultas. Ao fim da atividade, faça uma roda de leitura das receitas.
Avaliação
Avalie as receitas produzidas, analisando a coesão e as marcas do gênero receita (o uso de imperativos no início de cada frase, por exemplo).
Professora de inglês da Target Idiomas.
Leitura e escrita de biografias
- Analisar a finalidade da biografia e avaliar a relação entre a personalidade e o contexto em que vivem.
- Elaborar questões para o levantamento de informações sobre a pessoa biografada.
- Utilizar conhecimento prévio sobre o biografado para atribuir sentido ao texto.
- Reconhecer a função, no texto,
do uso de passado simples, marcadores temporais, adjetivos e advérbios em inglês.
Conteúdos
- Leitura e escrita de biografias.
- Tabelas de interpretação.
- Passado simples.
Anos 8º e 9º.
Tempo estimado Oito aulas.
Material necessário
Cópias de uma biografia a ser escolhida pela turma.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a atividade propondo a escrita da biografia de algum escritor ou personalidade histórica relevante. Comece perguntando aos estudantes: What do you know about biographies? ("o que vocês sabem sobre biografias?"). Atuando como escriba da classe, registre no quadro - sempre em inglês, ainda que a contribuição dos alunos seja realizada em português - o conhecimento prévio sobre o gênero: é ficcional ou revela compromisso com a realidade? Qual é o tema principal? Pode usar depoimentos, cartas, entrevistas? Durante o levantamento de ideias, explique que uma biografia é mais do que um simples relato ou uma lista de fatos sobre uma determinada pessoa: trata-se de um texto que procura relacionar a vida de um personagem ao contexto cultural, articulando os acontecimentos individuais aos coletivos.
2ª etapa
Escolha com a turma um personagem de quem eles gostariam de ler uma biografia (uma sugestão é usar as opções do site www.biography.com, que conta ainda com notícias relacionadas e recursos multimídia sobre os biografados). Selecionado o texto, distribua uma cópia a cada aluno e desenhe, no quadro, a seguinte tabela:
_____________________________________________________________
What I know
--------------------------------------------------------------------------------------------------
What I want to know
--------------------------------------------------------------------------------------------------
_____________________________________________________________
What I learned
--------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª etapa
Oriente os alunos a ler individualmente o texto, prestando muita atenção nos principais acontecimentos da vida do personagem em questão. Por meio de anotações na folha de leitura ou grifos, peça que destaquem fases ou períodos importantes da história relatada, identificando as datas e os marcadores temporais que mostram os principais acontecimentos e sua relação com as etapas da vida do biografado.
4ª etapa
uma segunda leitura do texto. Dessa vez, pergunte à turma: which verbs are more frequently used? ("quais verbos são mais utilizados?"). Destaque a relação entre o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com os acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados.
5ª etapa
Retome a tabela para preencher a coluna inferior ("o que eu aprendi") com o registro coletivo dos conhecimentos construídos com o texto. Com base nos dados levantados, peça que os alunos elaborem um perfil simples do biografado, apenas inserindo os acontecimentos fundamentais.
Avaliação
Levando em consideração a participação nas discussões, as anotações realizadas no texto e as biografias produzidas que os alunos escreveram, analise se cada um conseguiu selecionar e retratar, com o uso de verbos no passado simples e de marcadores temporais, os fatos mais importantes da vida do personagem biografado. Para os que demonstrarem maior dificuldade no momento da escrita, lembre que a tabela K-W-L pode ser usada como uma fonte de apoio confiável.
Leitura e procedimentos de estudos em todas as disciplinas
coordenadora de inglês da Escola Stance Dual, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.