PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LEITURAS E LEITORES

PESQUISA NA ESCOLA: PROCEDIMENTOS INICIAIS
 Por Rovilson José d Silva - COLUNAS[Agosto/2009]
A seguir, apresento sugestões para estruturar a pesquisa na escola por meio da biblioteca escolar, a partir de um roteiro que poderá ser readequado de acordo com as necessidades de cada escola.



1 ANTES DE INICIAR A PESQUISA COM OS ALUNOS



- o professor de sala de aula seleciona o assunto.
- o professor entrega o roteiro da pesquisa para o regente de biblioteca/bibliotecário e solicita uma pesquisa prévia no acervo da biblioteca.
- é preciso dar um prazo de, no mínimo, três (03) dias para que o regente de biblioteca/bibliotecário selecione o material.
- após seleção do material, o regente de biblioteca/bibliotecário apresenta-o ao professor de sala de aula para que ele indique quais materiais serão utilizados.
- depois da análise, o regente de oficina de biblioteca separa o material para aguardar a vinda dos alunos para a pesquisa.

2 REALIZAÇÃO DA PESQUISA PELOS OS ALUNOS

- o professor apresenta aos alunos o assunto a ser pesquisado, de acordo com os seguintes procedimentos:

·  entrega e discussão do roteiro com os alunos;
·  pesquisa na biblioteca e/ou com os materiais da biblioteca;
· após a pesquisa: o que será feito? Apresentação do que foi pesquisado? O professor deve esclarecer aos alunos como será essa etapa.

- cada aluno deverá receber por escrito, ou copiar do quadro, o roteiro para levar à biblioteca quando for realizar a pesquisar.

- caso os alunos não compreendam algum item do roteiro, é necessário que o professor esclareça-lhes.

- o professor explica ao aluno como lidar com o conteúdo, ou seja, o que se espera dele:
· copiar o trecho que corresponda ao que se solicitou para pesquisar;
·   escrever com as próprias palavras (?): muitos professores usam essa expressão, mas ela se torna muito vaga para uma criança. É bom lembrar que alunos menores, nem sempre têm maturidade para fazer isso sem o acompanhamento de um adulto.  
·   Obs: a escola deve iniciar com procedimentos mais simples e depois ampliar para mais complexos. É preciso ensiná-los a lidar com os passos iniciais e, depois que estiverem mais autônomos naquilo que foi ensinado, exigir outros passos para a pesquisa.

- o aluno deve ser informado do horário que poderá usar a biblioteca.

- o aluno deverá levar os materiais necessários para realizar a pesquisa, ou seja, o caderno e o roteiro da pesquisa.

3 DEPOIS DA PESQUISA COM OS ALUNOS

- explicar quando deverá entregar a pesquisa/ou trazê-la para a sala de aula.

- deve estar claro para os alunos como será utilizado o que ele pesquisou. Toda pesquisa deve ser compartilhada entre os alunos. Não há sentido em fazer pesquisa sem compartilhar.

- estratégias pedagógicas (apresentação em grupo, discussão dos aspectos pesquisados, seminários, rodas de conversa etc.)






 Sobre Rovilson José da Silv





Doutorando em Educação/Unesp-Marília, graduação e mestrado em Letras/UEL, coordenador do Projeto de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Londrina, professor de Literatura no Ensino Médio.
Fonte: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=457

LEIA MAIS
SUCESSORES DE LOBATO?[Abril/2007] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.