PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Obras Literárias Indicadas - UEL nos anos de 2013 e 2014

:: Agência UEL de Notícias :: Universidade Estadual de Londrina ::
Agência UEL


A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) e a Comissão Permanente de Seleção (COPESE) divulgaram a relação das obras literárias obrigatórias para o Vestibular da UEL nos anos de 2013 e 2014.
Segundo a diretora pedagógica da COPS e integrante da COPESE, Cristina Bulhões Simon, “a nova lista mantém três obras do biênio passado, como Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª edição), As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz e Espumas Flutuantes de Castro Alves. Sua permanência justifica-se pela necessidade da leitura efetiva, o que, sabemos, demanda tempo”.
Cristina Simon prossegue destacando as novidades da nova lista: “são quatro romances – Cidade de Deus, O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, O Planalto e a Estepe, do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, popularmente conhecido como Pepetela e São Bernardo, de Graciliano Ramos; um livro de crônicas – As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz – dois livros de contos – Papéis Avulsos, de Machado de Assis, e Sagarana, de Guimarães Rosa; dois títulos de poesias – Bagagem, de Adélia Prado - e Espumas Flutuantes, de Castro Alves, e um livro do gênero teatral e dramático: Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. Vale destacar também escolha de duas escritoras nesta relação: Rachel de Queiroz e Adélia Prado”.
As 10 obras literárias dos dois próximos concursos Vestibulares da UEL foram selecionadas por professores de Literatura do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina, que avaliaram a representatividade dos títulos sugeridos, mantendo três deles e escolhendo sete novos.
A diretora pedagógica da COPS entende que este é um bom momento para que os vestibulandos tomem conhecimento desta lista para que utilizem a temporada de férias escolares para iniciar a leitura das obras com calma. “Sabemos que a leitura não tem sido a atividade preferida da juventude, notadamente os títulos literários, mas ler é uma experiência única e instransferível, ativa a concentração e enriquece nosso desempenho para dominar outras disciplinas também”, sinaliza.
Ela cita um exemplo: o livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha é uma obra que interessa muito também a geógrafos e historiadores pelo seu conteúdo. Afinal reúne literatura recheada de história e conteúdo jornalístico, pois o autor, Euclides da Cunha, era jornalista e foi fazer a cobertura do conflito de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo e acabou escrevendo o livro sobre a questão”.
A professora Cristina Simon relaciona as facilidades para se ter acesso às 10 obras literárias dos vestibulares 2013 e 2014 da UEL. “Primeiro ela aponta a comodidade de encontrar muitas desses livros nos sebos, que chegam a vender um exemplar por apenas R$ 4,00. Se não forem encontrados na cidade, podem ser adquiridos em sebos pelo Brasil afora, via internet. Basta consultar o site da estante virtual. Além disto as bibliotecas públicas e dos colégios possuem exemplares desses títulos para empréstimo. É possível ainda baixar pela internet muitos desses livros”.


É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.
Fonte: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=13733

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa