PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

domingo, 31 de julho de 2011


TURMA PDE/2009 - NRE/IVAIPORÃ

A turma PDE/2009 participou da cerimônia de formatura com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação, Sara Regina Rodrigues. O evento ressaltou a importância do papel do professor e parabenizou todos os formandos por mais uma conquista.
A solenidade também foi abrilhantada pela presença de funcionários do NRE e outros convidados - em destaque, a professora Sandra Maria Papin Rodrigues, que proferiu palestra com temática voltada ao papel e a responsabilidade do professor na educação.
Nós, Família PDE, agradecemos carinhosamente, as homenagens recebidas, bem como as apresentações culturais de musicas e poesias.
Obrigada!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Divulgação “Deco Sampaio e os Penetras”

Por daniel.blum em 26-julho-2011

Conversamos com o vocalista da banda “Deco Sampaio e os Penetras”, vencedora do Concurso Cultural “A Música Transforma”.
A canção “Coerência” foi a mais votada na etapa final. Com a vitória, eles tocarão na atual turnê do Jota Quest, e ainda irão se apresentar em dois shows do Programa Conexão Vivo.
Confira nosso bate-papo com Deco:
Como você ficou sabendo do concurso “A Música Transforma”?
Pelo Twitter do Rogério Flausino, do Jota Quest (@flausinoJQ), no último dia para inscrição. Depois descobri que me inscrevi na última hora permitida!
Então você já era fã do Jota Quest?
Muito, desde a adolescência. Estamos todos honrados e super ansiosos pra tocar com eles.
Eles influenciam o som de vocês? Quais são as principais referências da banda?
Sem dúvida, o Jota Quest é uma influência. A gente gosta muito de Soul. Ao mesmo tempo, temos referências do Rock Nacional dos anos 80 (como Paralamas do Sucesso, Leoni) e da MPB (Lenine, Zeca Baleiro e Paulinho Moska). O nosso novo álbum chama-se “Emaranhado” justamente por conta de influências do Rock, Pop e Soul.
A banda tem quanto tempo de carreira?
Lançamos o primeiro álbum independente em 2004. Já tivemos algumas formações, mas meu irmão Dudu Sampaio (arranjador e produtor) e eu (compositor e vocalista) estamos juntos desde o início.
Você falou sobre o Twitter. Qual a importância da conectividade e da internet na sua vida?
Hoje, a internet é essencial para qualquer músico. É uma forma de abrir portas e apresentar seu trabalho ao público, sem depender da grande mídia. Eu mesmo gosto de procurar bandas novas em sites e redes sociais como MySpace, Palco.mp3, Trama Virtual e Last FM. Pelo próprio site do Conexão Vivo, acabei conhecendo e ficando fã do trabalho do Pedro Morais.
Qual foi a repercussão dessa vitória para vocês?
Entrei no concurso meio desacreditado. Mas o processo todo foi muito bacana. Contamos com a ajuda de rádios de Maringá (PR) e de muita gente que não conhecíamos. Quando vi, já tínhamos mais de 7 mil votos. Aí começamos a fazer campanha para vencer. Chegamos a 303.223 votos.
Quais são os próximos passos da banda?
Vamos participar do Festival Internacional da Canção em Extrema (MG), com a música “Para Ela”. Além disso, lançaremos o álbum “Emaranhado”, que inclui a canção “Coerência”, via selo independente (DPIBr). Também pretendemos ajudar outros artistas a começarem na carreira.
Fonte: http://www.vivoblog.com.br/deco-sampaio-e-os-penetras.html#more-11616

Agora eles são finalistas em outro concurso. Se ganharem terão a música tocando em todas as rádios universitárias do país. 

Para ajudar é fácil...basta enviar um e-mail para programatremdasonze@gmail.com com seu nome, dizendo que vota na música PRA ELA (Deco Sampaio e os Penetras)

É rápido e seu e-mail fará toda a diferença! 
p/ ouvir a música entre no site: http://dipbr.com.br/artistas/decosampaio

Fonte: Recado recebido pelo orkut.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prova Brasil e Saeb e mais informações


O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.
A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.
A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.
Fonte: http://provabrasil.inep.gov.br/

Semelhanças e diferenças


A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Para saber mais sobre o assunto veja o quadro comparativo abaixo.
Dessa forma você vai entender melhor os pontos em comum e as diferenças entre as duas avaliações.
Prova Brasil
 
Saeb
A prova foi criada em 2005.
 
A primeira aplicação ocorreu em 1990.
A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas)
 
Alunos fazem prova de Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas)
Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 5° e 9° anos.
 
Avalia estudantes de 5° e 9° anos do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio.
A Prova Brasil avalia as escolas públicas localizadas em área urbana e rural.
 
Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.
A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas e rurais do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova.
 
A avaliação é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes brasileiros das séries avaliadas participam da prova.
Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes.
 
Oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil, regiões e unidades da Federação.
Parte das escolas que participarem da Prova Brasil ajudará a construir também os resultados do Saeb, por meio de recorte amostral.
 
Todos os alunos do Saeb e da Prova Brasil farão uma única avaliação.
Fonte:http://provabrasil.inep.gov.br/semelhancas-e-diferencas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Anúncio Publicitário - Brasil Escola



Chamar a atenção do consumidor - Eis o objetivo do anunciante
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm

Carta Pessoal - Brasil Escola

Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.
As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:
• O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
• O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.
Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos.
Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.
Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.
Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação).
A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é manuscrita!
Curiosidade sobre P.S: essa sigla é originada do verbo latino “post scribere” que significa “escrever depois”!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Fonte; http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htm

                    
Modelos de cartas 



 São João do Ivaí, 07 de agosto de 2000.
(nome) , querida amiga de todas as horas,

     Nós moramos próximas, mas por circunstâncias da vida, são poucos os momentos que passamos juntas. Tive então a lembrança de escrever esta cartinha por sentir que a hora era boa para, como amiga sincera que sou, alertá-la sobre certos pensamentos que acabam se tornando atitudes radicais de sua parte.
     Acho importante que dê chance aos seus amigos para conviverem mais com você, pelo menos os chegados, assim vão ter liberdade para cometer erros, pois só assim terão oportunidade para acertar. São com os erros que podemos chegar a grandes acertos.
Sei que você nunca foi radical. Basta ser tolerante e verá que todos possuem o seu lado bom. Sua alma pode ser mais ágil e mais leve, mas tente entender que entre humanos, simples mortais, nunca vai haver um amigo para fazer só coisas legais com você. Às vezes alguém pisa na bola.
     Você é generosa e boa amiga. Sempre foi aquela que fazemos questão de guardar no lado esquerdo do peito. Os momentos especiais são raros, mas para nós, que somos grandes amigas, eles são sempre mais frequentes e agradáveis. Nunca seremos infalíveis, mas podemos ser criaturas humanas que sabem prezar uma grande amizade. Vamos celebrar esse privilégio.
 
Beijos! 
(assinatura)
Obs.: Encontre outros modelos no site http://www.modelodecarta.com.br

Sem leituras obrigatórias, Enem cobra escritores brasileirosPortuguês

Apesar de não cobrar leitura obrigatória, diferente da maioria dos vestibulares do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que o aluno tenha conhecimentos sobre obras de escritores brasileiros, principalmente sobre literatura no período do Modernismo.

A maioria das questões referentes à literatura estão na parte de Código de Linguagens e suas Tecnologias, mas algumas também podem aparecer nas Ciências Humanas e suas Tecnologias. Uma das características da literatura no Enem é cobrar apenas escritores brasileiros, o que elimina parte dos conteúdos exigidos em outros vestibulares, como é o caso da literatura portuguesa, na figura de Camões.

Professor de Português e Literatura do cursinho Anglo, de São Paulo, Eduardo Calbucci salienta que a prova sempre deu ênfase ao período modernista, movimento iniciado na primeira metade do século 20 e que tem como principal marco a realização da Semana de Arte Moderna.

Ao apontar os autores mais valorizados pelo exame, Calbucci cita Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, porém ele alerta que não é necessário os estudantes lerem todas as obras e se aprofundarem muito. "O que precisa ter é familiaridade com as características do Modernismo, até porque não adianta conhecer a fundo os livros, pois a prova não vai pedir alguma questão específica", explica.

Segundo o professor, nas questões envolvendo literatura, existem três modelos de perguntas que são mais frequentes no Enem. O primeiro consiste em analisar um poema e compreender o texto literário, para indicar sobre o que está tratando o exemplo. O segundo apresenta o poema de um autor para que o aluno analise e identifique suas principais características.

O Enem também pede para o aluno relacionar dois textos: o literário e uma crítica feita por um especialista. "Nesse caso, podemos ter um crítico falando sobre como Machado de Assis conversava com o leitor, a partir daí, o aluno terá que identificar, na obra, onde isso está indicado", exemplifica o professor. Para Calbucci, é fundamental rever as provas anteriores para saber como elas são, pois assim a pessoa vai estar preparada para o Enem desse ano, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro. "O exame é caracterizado pela previsibilidade, não ocorrem grandes mudanças nas perguntas de um ano para o outro, assim o estudante já vai para o Enem com alguma noção", afirma.

Esta notícia foi publicada em 20/07/2011 no
Notícias Terra. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Fonte: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=508

domingo, 24 de julho de 2011

100 livres contos em inglês com AUDIO

Neste post, vamos sugerir um site onde podemos encontrar 100 contos em Inglês absolutamente de graça. 
 A melhor parte é que estas histórias também vêm com AUDIO para que possamos verificar a pronúncia e prática LISTENING. O site é muito simples e é fácil de usar.  
Basta seguir o link no final deste post e escolha a um dos 100 livre contos e começar a praticar Inglês leitura e escuta.
LINK: 100 livres contos em inglês com AUDIO
 

Histórias em Inglês com áudio livre

 Histórias em Inglês para crianças, mas perfeita para os alunos de Inglês leitura é importante e ainda melhor se ele vem com áudio. Desta vez temos um link onde podemos encontrar ambos. Este é Storynory. É um portal que pode ler histórias em Inglês, mas com a opção de ouvir através de um player de áudio. Este portal é destinado a crianças pode ser explorada por aqueles que estão aprendendo Inglês e quer aprender e praticar vocabulário de Inglês. Com áudio que você também pode praticar pronúncia e compreensão auditiva ou LISTENING. 

Histórias em Inglês com AUDIO ONLINE GRÁTIS
Clique no link http://storynory.com/ 


NORMAS DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


1.0 - Obra completa – Pessoas físicas

1.1 - Um autor, dois autores, até três autores
Seqüência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal. Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.
Exemplo:
- Um autor
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
- Dois autores
LOURENÇO, Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
- Três autores
TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.
OBSERVAÇÃO:
No caso mais de um autor, usa-se o nome do autor na mesma ordem do livro, não é obrigado ser em ordem alfabética.

1.2 - Mais de três autores
Seqüência – sobrenome em letra maiúscula, nome seguido et al. Título da obra em itálico. Local de publicação: editora, ano de publicação.
Exemplo:
BARROS, Helena Dias et al. Educação: escola especial. Porto alegre: Mirassol, 1999.

1.3 - Autor e título repetido
Seqüência – Se o autor e o título forem repetidos, mas diferirem as edições, usam-se dois traços.
Exemplo:
GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 2 ed. Rio de janeiro: FGV, 1978.
_______ . _______ . 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980.

1.4 - Autor estrangeiro (obra traduzida)
Seqüência – Sobrenome em letra maiúscula, nome. Seguido o nome do tradutor, título, local de publicação: editora, ano de publicação.
Exemplo:
BODENHEIMER, Edgar. Crad. Enéas Marzono. Ciência do direito: Sociologia e metodologia teórica. Rio de Janeiro: Farence, 1996.

1.5 - Auditoria desconhecida
Seqüência – Inicia-se pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome desconhecido.
Exemplo:
Metodologia do ensino superior. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967.

1.6 - Séries e coleções
Seqüência – Sobrenome em maiúscula e nome. Título da obra e subtítulo (este não é sublinhado e é separado por dois – pontos). Nome do organizador da obra. Local de publicação: editora, ano da publicação.
Exemplo:
CUNHA, Euclides da. Euclides da Cunha: Trechos escolhidos. Organizado por João Etiene Filho. Rio de Janeiro: Agir, 1961. 114p. (Nossos Clássicos, 54).

1.7 - Responsável intelectual. Organizador (org.), coordenador (coord.), Editor (ed.), Compilador (comp).
Seqüência – Obras que englobam contribuições de vários autores entram pelo responsável pela publicação:
Exemplo:
BRANDÃO. Alfredo de Barros L. (comp.). Modelos de contratos. Procurações. Requerimentos e petições. 5. ed. São Paulo: Trio, 1974.

1.8 - Sobrenomes compostos e com indicações de parentesco.
Seqüência – Inicia-se com o sobrenome em letra maiúscula, nome. Título da obra. Edição. Local e ano de publicação.
Exemplo:
MODESTO – SIQUEIRA, Clóvis A. Inquérito Policial. 7ed. Cuiabá: Juruá, 1976 (prática, processos e jurisprudência, 18).

1.9 - Parte do livro e publicações
1.9.1 - O autor do capítulo é o mesmo do livro
Seqüência – Sobrenome e nome do autor. Título da obra e do capítulo. Edição e local de publicação.
Exemplo:
MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: Técnicas de comunicação criativa. 6ed. São Paulo: Atlas, 1991.

1.9.2 - Autor do livro difere do autor do capitulo.
Seqüência – É essencial apresentar sobrenome (maiúsculo), nome. Título da obra. Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. Local e data da publicação.
Exemplo:
ABRAMO, Perseu. Pesquisa em ciência sociais. In: HIBRANO, Sedi (org). Pesquisa social: projeto planejamento. São Paulo: TAQ, 1979.


2.0 - Publicações seriadas (revistas e jornais)

2.1 - Publicação considerada no todo
2.1.1 - Suplementos, números especiais, fascículos inteiros.
Seqüência – Os elementos essenciais são: Título da publicação, título da parte (se houver), local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, as informações de períodos e datas de sua publicação e as particularidades que identificam a parte.
Exemplo:
CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de janeiro: FGV, v. 38, nº 9, set. 1984. 135 p . Edição especial.

2.1.2 - Jornal (considerado no todo)
Seqüência – Os elementos essenciais são: autor (se houver), título, subtítulo (se houver), título de jornal, local de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e paginação correspondente.
Exemplos:
Com autor:
PALERMO, Alfredo. Vida universitária: a saga de uma faculdade. Comércio da França. França, 30 jun. 1991. Caderno D. p. 40.
Sem autor:
BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo. Rio de Janeiro. 4 mar. 1989. p. 11.

2.2 - Publicação consideradas em parte

2.2.1 - Artigos de revistas e jornais sem autor(es).
Seqüência – Primeira palavra do título da noticia em maiúsculas. Nome do jornal sublinhado, local da publicação, data da publicação, nome do mês abreviado em minúscula, página em que se encontra o artigo (se tratar de nota bibliográfica).
Exemplo:
COLÉRA Cresce 1. 700% na fronteira peruana. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 jun. 1991, p. 1-9.

2.2.2 - artigos de revistas e jornais com autor (es).
Matéria de revista-assinado
Seqüência – Sobrenome e nome do autor do artigo. Título do artigo. Nome do periódico sublinhado, local de publicação, número do periódico, páginas compreendidas pelo artigo. Mês abreviado. Ano da publicação.
Exemplo:
ALCÂNTARA, Eurípides. A redoma do atraso. Veja, São Paulo: Abril, ano 24, nº 25, p. 42 – 43, jun. 1991.
Matéria de jornal assinado
Seqüência – Sobrenome e nome do autor do artigo. Nome do artigo, (não sublinha). Nome do jornal. Local da publicação, data, o mês aparece abreviado em minúscula. Ano da publicação, páginas (se tratar de nota, não deve aparecer em bibliografia).
Exemplo:
RIBEIRO, Efrém. Garimpeiros voltam a invadir área ianomâmi. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 jun. 1991, p. 1 – 10.

2.2.3 - Suplementos ou seções de jornais
Seqüência – Autor (se houver), título do jornal, local e data publicação, seção, caderno e departamento do jornal, página correspondente.
Exemplo:
NAVES, Gringos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo . São Paulo, 16 maio, 1999. Folha turismo, caderno 8, p.13.

3.0 - Documentos oficiais

3.1 - Leis
Seqüência – Elementos essenciais: jurisdição ou cabeçalho da entidade (no caso de tratar de normas), título, numeração e data. Se necessário ao final acrescenta notas relativas a outros dados.
Exemplo:
BRASIL. Constituição ( 1988 ). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

3.2 - Decretos
Seqüência – Elementos essenciais: jurisdição ou cabeçalho da entidade, título, numeração e data.
Exemplo:
BRASIL. Consolidação das leis do trabalho. Decreto – lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. aprova a consolidação das leis do trabalho. Lox – Coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943.

3.3 - Portarias

Seqüência – Elementos essenciais são: jurisdição ou cabeçalho da entidade, título, numeração e data. Ementa e dados da publicação.
Exemplo:
SÃO PAULO (Estado). Portaria nº 42.822, de 20 de Janeiro 1998. sobre a desativação de unidades administrativas de órgão da administração direta e das autarquias do estado e da providencia diretas. São Paulo, n. 3, p. 217 – 220, 1998.

3.4 - Acórdãos, decisões e sentenças das cortes ou tribunais.
Seqüência – Ordem dos elementos: Local, nome da corte ou tribunal, acórdão, tipo e número de recurso, partes litigantes, nome do relator, data, indicação da publicação que divulgou o acórdão.
Exemplo:
BRASIL. Supremo Tribunal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição nº 410. Estados Unidos da América.

3.5 - Pareceres, Resoluções e Processos
Seqüência – Jurisdição, título, numeração e data, ementa e dados da publicação.
Exemplo:
BRASIL, Congresso. Senado. Resolução nº 17, de 1991. autoriza o desbloqueio de letras financeiras do tesouro do estado do Rio Grande do Sul, através de revogação do parágrafo 2º, do artigo 1º da resolução nº 72, de 1970. Coleções de leis da República federativa do Brasil, Brasília-DF, v. 183, p.1156 – 1157, maio/junho. 1991.

4.0 - Multimeios ou materiais especiais

4.1 - Fitas de vídeo
Seqüência – Título, créditos (diretor, roteirista e outros), elenco relevantes, local, produtora, data, especificação do suporte em unidade física.
Exemplo:
OS PERIGOS do uso de teóricos. Produção de Jorge Ramos. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo, Le Studio Canal, 1983. ! fita de vídeo ( 30 min. ), VHS, son, color

4.2 - Fita Cassete
Seqüência – Compositor(es), título, subtítulo (se houver), produtor, local, gravadora, data.
Exemplo:
FAGNER, R. Revelação, Rio de Janeiro: CBS 1988. 1 fita cassete (60 min), 33 1\3 rpm, sonoro.

4.3 - Filmes
Seqüência – Título, subtítulo (se houver), créditos (diretor croteiristas...) elenco relevante, local, produtora, data, especificação do suporte em unidade física.
Exemplo:
AMAZONIA (filme). Primo Carbonari, 1955. 11min. son. color. 16mm (série didáticos)

4.4 - Disco (vinil e cd)
Seqüência – Compositor ou intérprete, titulo, produtor, local, gravadora, data.
Exemplo:
SIMONE, Face a Face. (S.I): emi.Odeon
BRASIL, p 1977. 1 cd (ca.40min)
Remasterizado em digital

5.0 - Documentos Eletrônicos

5.1 - Referencias obtidas na internet (rede eletrônica)
Seqüência – Autor, título, produto, indicações de responsabilidade, endereço eletrônico e data de acesso.
Exemplo:
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE. 4.ed. 1996. Recife. Anais eletrônico. Recife: UFPE, 1996. em: < http:// www.propesq.ufpe.br/ anais / anais. htm >. Acesso em 21 jan. 1997.

5.2 - Informações obtidas de Home Pages.
Seqüência – Autor, título, produto, endereço eletrônico e data de acesso.
Exemplo:
BOOK ANNOUNCEMENT, 18 may, 1997. Produced by 1. Drummond. Disponível em: < http: // www. Btr. Br / bionner / DB search? BIOLINE – L + READC + 5 > Acesso em 25 maio 1998.

5.3 - Informações obtidas via base de dados
Seqüência – É essencial aparecer autor, título, subtítulo, indicações de responsabilidade e data.
Exemplo:
JUNGMAN Renato. "A superveniência de acontecimentos e imprevisível como causa da revisão dos contratos, "revista da ordem dos advogados de Pernambuco, Recife, 5-6-7. 1964, p – 145.

5.4 - Informações obtidas via CD ROM
Seqüência – É obrigatório identificar autor, título, indicações de responsabilidade e data.
Exemplo:
EDITORA CONSULEX, Biblioteca jurídica virtual. 2002, diapositivos (cd rom).

5.5 - Informações obtidas via Disquete
Seqüência – É essencial identificar autor, título, produto e data.
Exemplo:
MENDES, Ferreira Filho. Entrevista concedida á... (disquete). Bambu. 2000


BIBLIOGRAFIA

LAKATOS. Eva Maria, MARCONI. Marina de Andrade. Referencias bibliográficas. In: ______. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. p. 181 – 199.
MEDEIROS. João Bosco. Redação Científica: A prática de Fechamento, resumo, resenhas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Fonte:http://www.coladaweb.com/como-fazer/bibliografia

Saiba mais: 



Como fazer referências de filmes, DVD, cd, etc.
 (Dica dada por Rinaldo-Biblioteca da UEL)