A importância do
acompanhamento dos pais nas atividades escolares dos filhos
Prof.a Olga Maria Lodi * em entrevista a J.R.Jerônimo 18.03.2011
É de grande valia o acompanhamento dos pais nas tarefas escolares dos
filhos. O fato dos pais estarem juntos da criança no instante da
elaboração das atividades escolares, significa dizer:
- a criança não está sozinha nos momentos de suas tarefas escolares
apresentando ou não dificuldade, quebra uma situação de isolamento, ou
seja, do ser sozinho;
- a companhia de uma pessoa adulta traz segurança para a criança;
- os pais são os maiores incentivadores dos seus filhos;
- permite uma relação de harmonia e tranquilidade para a criança;
- estabelece uma relação de afetividade entre pais e filhos.
São infinitas atitudes positivas que poderíamos elencar em benefício à
criança, principalmente nesta fase de construção do conhecimento.
Como deve ser esse acompanhamento?
Prof.a Olga: Os pais têm que fazer um contrato de trabalho com os filhos, mesmo que
seja informal, para estabelecer quais são os dias que esses encontros
ocorrem. É aconselhável, se possível, que escolham dias que os
filhos necessitam de auxílio e os pais estejam mais livres. Ambas as
partes têm que respeitar a decisão tomada.
Como conciliar afazeres profissionais com essa
atenção?
Prof.a Olga: A qualidade de uma boa
relação entre pais e filhos não centraliza na quantidade de horas e sim na
qualidade da convivência. Portanto, é possível conciliar o lado
profissional dos pais em relação à convivência com os filhos. O que
precisa é ter boa vontade e um pouco mais de tolerância entre as partes
envolvidas.
Prof.a, quando saber que a atenção está virando
mimo?
Prof.a Olga: Uma relação de mimo não é prejudicial na relação humana, o que nós
não podemos é transformar esse mimo em excesso. A espécie humana não só
gosta como também precisa de uma relação que envolve ações de afetividade,
compreensão, amizade,confiança, e outras.
Quais horários, ou momentos, e condição mais
adequados para os pais obterem melhores resultados neste
acompanhamento?
Prof.a Olga: O horário mais adequado para esses encontros entre pais e filhos é
aquele em que ambos estejam disponíveis, um horário de tranquilidade e sem
atropelos.
Atualmente, muito da educação que deveria ser dada
pelos pais, tem sido deixada para a escola. Na sua opinião, o que
pode ser feito para reverter esta situação?
Prof.a Olga: É fazer que cada
uma cumpra o seu verdadeiro papel social. A Instituição
Escolar tem com função social de ensinar
(conhecimento) e a Instituição Família tem a sua função social de educar
(valores). E acreditar que isto é possível de realizar-se através de
um trabalho integrado entre escola e família.
De que modo o respeito e a valorização do professor
também podem ser incentivados
pelos pais, aos seus filhos?
Prof.a Olga: Primeiramente, o respeito e a valorização do profissional da educação
têm que vir da sociedade. A sociedade tem que acreditar e apostar na
instituição educacional e o profissional da educação por sua vez tem que
ter consciência que ele é um Educador.
Qual a relação que a senhora vê entre a falta
do acompanhamento dos pais, acentuada nas
décadas de 80 e 90, e o aumento da violência na sociedade? E quanto,
a retomada deste acompanhamento, poderia corrigir este problema?
Prof.a Olga: O núcleo família é um referencial de identidade para a criança,
adolescente e o adulto. Enquanto núcleo familiar ela fica a desejar com
relação à participação direta na formação do indivíduo, sendo assim, o
cumprimento do seu papel social ainda permanece distante na vida do ser humano, seja na escola, ou em
qualquer outra situação. Nós estamos
reproduzindo sociedade cada vez mais violenta, para
tanto, é necessário que a instituição família e a instituição educacional
repensem os seus papéis. Compete à família não somente o papel da
procriação, mas o de cuidar e proteger a criança, o adolescente e o
adulto, porque ele nunca deixará de ser seu filho. Compete à escola o
preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
Que outra informação ou dica
a senhora quer ressaltar sobre este tema?
Prof.a Olga: A responsabilidade é
de todos com relação à formação e o preparo para o exercício da cidadania
do indivíduo. Para tanto, precisamos de uma sociedade mais consciente dos
seus atos se desejamos uma sociedade mais justa e igualitária.
* Prof.a Olga Maria Lodi Rizzini
Pedagoga com mestrado em Educação
Diretora do curso de Pedagogia da
Universidade Guarulhos (UnG)
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