PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fábula da Convivência


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais, não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.
Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.
Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!
É fácil conviver com pessoas, difícil é formar uma equipe!
Fonte: http://danielnerib.blogspot.com/search/label/Contos%20e%20F%C3%A1bulas
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

20 passos para combater a indisciplina com alunos

Educação e Comportamento

  1. Estabeleça regras claras
  2. Faça com que seus alunos as compreendam
  3. Determine uma sanção para a quebra das mesmas
  4. Determine uma recompensa para seu cumprimento
  5. Peça apoio de seus colegas de equipe
  6. Estabeleça estratégias em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
  7. Respeite seus alunos
  8. Ouça-os
  9. Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência
  10. Elogie boas condutas
  11. Seja claro e objetivo em suas intervenções
  12. Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não o aluno
  13. Seja coerente em suas expectativas
  14. Reconheça os sentimentos de seus alunos e respeite-os
  15. Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
  16. Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles
  17. Encoraje sempre
  18. Acredite no potencial de cada um e no seu
  19. Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas
  20. Seja afetuoso(a)
[ + ] Fonte: Manual do Professor. Revista Profissão Mestre
Fonte: http://www.rota83.com/20-passos-para-combater-a-indisciplina-com-alunos.html

Modelo de encaminhamento de aluno com dificuldade de aprendizagem

Educação e Comportamento
Segue abaixo duas situações reais de encaminhamento de aluno com dificuldade de aprendizagem ao psicólogo.
Em ambas as situações, ao identificar as limitações dos alunos, o professor passa a tratá-los com medidas diferenciadas no sentido de dar a eles oportunidade de se desenvolverem.
Em seguida pontua tais medidas no relatório de encaminhamento que será entregue ao psicólogo.

Aluno 1

Motivo de encaminhamento: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não consegue memorizar o alfabeto e números. Às vezes não distingue números e letras. Por estes motivos, as atividades escolares ficaram muito prejudicadas. Quanto ao comportamento geral, apresenta problemas de atenção.
Medidas tomadas: Foi encaminhado para reforço. Recursos utilizados: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, livros de história, quebra-cabeça e material concreto.

Aluno 2

Motivo de encaminhamento: Falta de concentração durantes as aulas; Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Não sabe dividir o espaço e as matérias de forma coletiva. Tem capacidade de aprender, mas sua inquietação não o deixa prestar atenção, tornando muito difícil de explicar qualquer coisa a ele.
Medidas tomadas: O aluno fica sentado próximo à mesa da professora e as tarefas são menores. Os recursos utilizados são: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, quebra-cabeça e material concreto. Foi encaminhado para reforço e fizemos várias convocações com os pais.
 Fonte: http://www.rota83.com/modelo-de-encaminhamento-de-aluno-com-dificuldade-de-aprendizagem.html


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Modelos de timetable

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_3jqiGBF9lpw/TFLyHjTePAI/AAAAAAAAAMw/CHDriIbntzo/s1600/mamba-timetable_c.gif
 Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_AsW-lOVBuzE/TA5R-QGE3SI/AAAAAAAADJI/rQFd5dQOQdE/s1600/KDS056%5B1%5D.jpg

Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_594/13013329218EUM11.jpg
Matérias escolares
Português, Inglês, Matemática, História, Geografia. Educação Física, Ensino Religioso, Ciências, Arte e Espanhol.

School subjects
Portuguese, English, Maths, History, Geography. Physical Education (P.E.), Religious Education, Science, Art and Spanish.

52 sites que divertem e ensinam

Pedimos a 7 educadores avaliarem os principais sites com conteúdos educativos para crianças. Veja o que elas descobriram

02/08/2011 11:30
Texto Marina Azaredo
Educar

    Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.

E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.

É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.

A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de seis especialistas em Educação:
  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
  • Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) 
  • João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo
Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelos educadores. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml