Aliás, esse termo é ainda mais amplo: qualquer vínculo estabelecido entre as palavras, as orações, os períodos ou os parágrafos podemos chamar de coesão.
Toda palavra ou expressão que se refere a coisas passadas no texto, ou mesmo às que ainda virão, são elementos conectores. Os termos a que eles se referem podem ser chamados de referentes. Muita atenção, pois, com os conectores. Abaixo, veja um elemento responsável pela coesão textual:
Da mesma forma que as preposições, as conjunções não têm referentes propriamente ditos. Cumpre reconhecer o valor de cada uma, para que se entenda o sentido das orações em português e, conseqüentemente, do texto em que elas aparecem.
Principais conjunções: e, nem, mas também, como também, senão também,
como, bem como, quanto.
Ex.:Não trabalha nem estuda.
Ex.:Tanto lê como escreve.
Ex.:Não só pintava, mas também fazia versos.
Ex.:Não somente lavou, como também escovou os cães.
Ex.:As árvores cresceram, porém não estão bonitas.
Ex.:Falou alto, todavia ninguém escutou.
Ex.:Chegamos com os alimentos, no entanto não estavam com fome.
Ex.:Não o culpo, senão a você.
Ex.:Peça isso a outra pessoa, que não a mim.
a) Em todas as frases há idéia de oposição. Se a pessoa corre muito, deve ficar cansada. A palavra mas introduz uma oração que contraria isso. O mesmo ocorre com as outras conjunções e suas respectivas orações.
b) Às vezes, a palavra e, normalmente aditiva, assume valor adversativo.
Ex.: Fiz muito esforço e nada consegui, (mas nada consegui)
Ex.:Todos foram avisados, portanto não procedem as reclamações.
Ex.:É bastante cuidadoso; consegue, pois, bons resultados.
Ex.:Estava desanimado, por conseguinte deixou a empresa.
Ex.:É trabalhador, então só pode ser honesto.
Principais conjunções: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer.
Ex.: Ora narrava, ora comentava.
Ex.: “Já atravessa as florestas, já chega aos campos do Ipu.” (José de Alencar)
Ex.: Choveu durante a madrugada, pois o chão está alagado.
Ex.: Volte logo, que vai chover.
Ex.: Era uma criança estudiosa, porquanto sempre tirava boas notas.
a) Essas conjunções também podem iniciar orações subordinadas causais, como veremos adiante.
b) Depois de imperativo, elas só podem ser coordenativas explicativas, como no terceiro exemplo.
Ex.: Estava feliz pois encontrou a bola.
Ex.: Triste que estava, não quis passear.
Ex.: Já que me pediram, vou continuar.
Ex.: Visto que vai chover, sairemos agora mesmo.
Ex.: Como fazia frio, pegou o agasalho.
Ex.: Caso me solicitem, escreverei uma nova carta.
Ex.: Você será aprovado, desde que se esforce mais.
Ex.: Sem que digas a verdade, não poderemos prosseguir.
Ex.: Contanto que todos participem da reunião, os projetos serão apresentados.
Ex.: Uma vez que ele tente, poderá alcançar o objetivo.
Ex.: Perderia a condução mesmo que acordasse cedo.
Ex.: Conquanto estivesse com dores, esperou pacientemente.
Ex.: Posto que me tenham convidado com insistência, não quis participar.
Ex.: Por mais que tentem explicar, o caso continua confuso.
Ex.: Sem que tenha grandes virtudes, é adorado por todos.
Ex.: Doente que estivesse, participaria da maratona.
Ex.: Fale, nem que seja por um minuto apenas.
Ex.: Maria estuda mais que a irmã. (ou do que)
Ex.: Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento de seu povo.
Ex.: Estava parado feito uma estátua.
Ex.: Rastejávamos que nem serpentes.
Ex.: Ele agiu tal qual eu lhe pedira.
a) Geralmente o verbo da oração comparativa é o mesmo da principal e fica subentendido. É o que ocorre nos cinco primeiros exemplos.
b) As conjunções feito e que nem são de emprego coloquial.
Ex.: Segundo nos contaram, o jogo foi anulado.
Ex.: Pedro tomou uma decisão consoante determinava a sua consciência.
Ex.: Carlos é inteligente como os pais sempre afirmaram.
Ex.: Falou tão alto que acordou o vizinho.
Ex.: Gritava que era uma barbaridade. (Gritava tanto...)
Ex.: Eu lhe expliquei tudo, de modo que não há motivos para discussão.
Ex.: À medida que o tempo passava, crescia a nossa expectativa.
Ex.: O ar se tornava rarefeito ao passo que subíamos a montanha.
Ex.: Quanto mais nos preocuparmos, mais ficaremos nervosos.
Ex.: Quanto menos estudamos, menos progredimos.
Ex.: Quanto maior for o preparo, maior será a oportunidade.
Ex.: Trarei minhas anotações a fim de que você me ajude.
Ex.: Faço votos que sejas feliz. (= para que)
Ex.: Esforcei-me porque tudo desse certo. (= para que)
Assim que anoiteceu, fomos para casa.
Sentiu-se aliviado depois que tomou o remédio.
Mal a casa foi reformada, a família se mudou.
Hoje, que não tenho tempo, chegaram as propostas.
Estávamos lá desde que ele começou a lecionar.
Enquanto o filho estudava, a mãe fazia comida.
Veja se ele já chegou.
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