PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

domingo, 17 de abril de 2011

Textos de instruções (1): Verbos no imperativo negativo


Celina Bruniera*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Você já reparou nos textos afixados nos quartos de hotel, geralmente atrás das portas? Eles veiculam uma série de informações, desde o horário do café da manhã, até avisos que visam a segurança dos hóspedes. São textos escritos numa linguagem clara e objetiva para que o leitor tenha fácil acesso às informações e para que não haja dúvida sobre o teor da mensagem.
Alguns desses textos costumam fornecer instruções de como agir em situações determinadas. É o caso dos avisos que orientam os hóspedes a fechar e travar portas e a cuidar das chaves, por exemplo. Também são comuns os avisos que proíbem fumar no interior dos quartos, se isso for uma regra do hotel. 
Além desses avisos, observa-se com freqüência a presença de textos que orientam os hóspedes em caso de incêndio. Nesse caso, o texto é composto por uma série de instruções que as pessoas devem seguir e, por isso, são chamados de textos instrucionais. Outros exemplos desse tipo de texto são regras de jogos ou receitas culinárias. 
Imperativo afirmativo e negativo
Uma das diferenças entre esses textos é o uso do imperativo negativo nas orientações em caso de incêndio. O modo imperativo é muito utilizado nos textos instrucionais, mas nas regras de jogos e nas receitas, encontramos mais freqüentemente sua forma afirmativa. Por exemplo, mix the eggs with the butter efollow the sequence given in the chart.
A presença do imperativo negativo nos textos que veiculam orientações em caso de incêndio tem como finalidade chamar a atenção do hóspede para o uso de determinados procedimentos que podem ajudar a preservar a sua vida. Por isso, nesses textos, observamos um tom mais impositivo garantido pelo uso do imperativo, de modo geral, mas, sobretudo, do imperativo negativo. 
Veja como isso aparece no texto reproduzido aqui. 
White Flowers Park Hotel
Fire safety
A step-by-step guide that tells you what to do if there is a fire.
1. Don' take your luggage.
2. Don't use your key.
3. Open the door with your hand. Is it hot? Don't touch it. 
4. If the door is not hot – close it slowly.
5. Walk to the nearest exit.
6. Don't take the lifts. Go down to the ground floor.
Is the door hot? Is there thick smoke outside your room?
1. Stay in your room.
2. Phone for help.
3. Turn on the bathroom fan, and fill the bath with water.
4. Wet towels and sheets

Observe o uso freqüente do imperativo negativo em "don't take your luggage", "don't use your key", "don't touch it" e "don't take the lifts". Veja que o imperativo afirmativo também compõe o texto de forma expressiva, aparecendo em quase todos os itens numerados como em "stay in your room", por exemplo. 
Em sua próxima viagem, leia com atenção os avisos localizados atrás da porta dos quarto do hotel. As orientações afixadas no interior de elevadores e as mensagens de segurança lidas ou exibidas em cinemas e teatros são também textos muito semelhantes.
* Celina Bruniera é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.