PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aprendizagem significativa e a função docente.

Por que algumas coisas a gente nunca esquece? Por que esquecemos coisas importantes? Quando uma aprendizagem é significativa para você? De que forma um professor pode ajudar seus alunos a ter aprendizagens significativas?
A resposta para essas perguntas está no trabalho de grandes educadores como Feuerstein, Ausubel, Piaget, Vygotsky entre outros.

Um professor pode se tornar cada vez mais eficiente à medida que conhece esses trabalhos e muda sua forma de lecionar. De acordo com Ausubel, uma aprendizagem é significativa quando o novo conceito se liga, interliga, com outros conceitos já aprendidos, já vivenciados pelo aprendiz. Quanto maior é essa rede de conexões, mais significativa é a aprendizagem. Portanto precisamos ajudar nossos alunos a formar essa rede. É preciso ajudá-los a perceber as conexões com outras matérias, outros contextos, outras áreas do conhecimento. Por exemplo, um aluno que faz na disciplina de Matemática o gráfico de uma função do primeiro grau e em Física o gráfico do espaço percorrido em função do tempo, precisa reconhecer que a representação é a mesma função.  Infelizmente muitas escolas acabam não aproveitando essas conexões e o aluno só vai fazer essa descoberta muito tempo depois. Quando faz.  E o acúmulo de aprendizagens sem significado vai aumentando. Anos depois, não lembra mais de nada.

A interdisciplinaridade amplia a aprendizagem significativa. Quanto mais disciplinas estiverem relacionadas ao conceito aprendido, maior será o grau de significação. Assim, um professor que continua aprendendo, estudando, lendo e participando de cursos, palestras ou outros eventos estará melhor preparado para ajudar seus alunos, pois fará interligações apropriadas, o que torna os conceitos mais interessantes e compreensíveis.
MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante. Seus textos encontram-se no site www.marcosmeier.com.br e seus livros no site www.kapok.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa