PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dissertação: como concluir uma redação


A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.
Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

01) Retomada da tese:
A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.

02) Perspectiva:
Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que ...

03) Oração Coordenada Conclusiva
Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

Frases-modelo, para o início da conclusão:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...
Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:
... somos levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...

Pronomes Demonstrativos na Dissertação:
Usos de este, esta, isto, esse, essa, isso na redação.

01) Este, esta, isto:
Usa-se este, esta, isto, para referir-se a frase ou oração posterior, ou seja, frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito. 
Ex. Atenção a estas palavras: O fumo é prejudicial à saúde.
O fumo é prejudicial à saúde. Esta deve ser preservada sempre, portanto não fume.

02) Esse, essa, isso:
Usa-se esse, essa, isso, para referir-se a frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita. 
Ex.: O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

#1bomprofessormeensinou tem página oficial!

#1bomprofessormeensinou tem página oficial!

maio 30, 2011

A partir de hoje, dia 30/05, os internautas terão acesso a todos os materiais referentes à campanha “Um bom professor, um bom começo”, como vídeos, spots, jingles e anúncios disponíveis em uma mesma página: www.todospelaeducacao.org.br/bomprofessor.

Ela oferece também um recurso de interatividade com o Twitter, no qual os usuários da rede que utilizarem a hashtag #1bomprofessormeensinou terão suas postagens exibidas em um box de destaque na página.

Então, participe! Use a hashtag quantas vezes quiser, compartilhe o que um bom professor te ensinou e nos ajude na divulgação desta importante mobilização!

Acesse: www.todospelaeducacao.org.br/bomprofessor.

Fonte: http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/

domingo, 29 de maio de 2011


A Literatura Infantil

Afinal, o que é Literatura Infantil?

A designação infantil faz com que esta modalidade literária seja considerada "menor" por alguns, infelizmente.
Principalmente os educadores vivenciam de perto a evolução do maravilhoso ser que é a criança. O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de literatura.
A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite. Sendo assim, o termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita necessariamente para crianças. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele.
A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece.
O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia. E como foi que tudo começou?

Origens da Literatura Infantil

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.

As Mil e Uma Noites

Coleção de contos árabes (Alf Lailah Oua Lailah) compilados provavelmente entre os séculos XIII e XVI. São estruturados como histórias em cadeia, em que cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte. Essa estruturação força o ouvinte curioso a retornar para continuar a história, interrompida com suspense no ar.
Foi o orientalista francês Antoine Galland o responsável por tornar o livro de As mil e uma Noites conhecido no ocidente (1704). Não existe texto fixo para a obra, variando seu conteúdo de manuscrito a manuscrito. Os árabes foram reunindo e adaptando esses contos maravilhosos de várias tradições. Assim, os contos mais antigos são provavelmente do Egito do séc. XII. A eles foram sendo agregados contos hindus, persas, siríacos e judaicos.
O uso do número 1001 sugere que podem aparecer mais histórias, ligadas por um fio condutor infinito. Usar 1000 talvez desse a idéia de fechamento, inteiro, que não caracteriza a proposta da obra.
Os mais famosos contos são:
  • O Mercador e o Gênio
  • Aladim ou a Lâmpada Maravilhosa
  • Ali-Babá e os Quarenta Ladrões Exterminados por uma Escrava
  • As Sete Viagens de Simbá, o Marinheiro
O rei persa Shariar, vitimado pela infidelidade de sua mulher, mandou matá-la e resolveu passar cada noite com uma esposa diferente, que mandava degolar na manhã seguinte. Recebendo como mulher a Sherazade, esta iniciou um conto que despertou o interesse do rei em ouvir-lhe a continuação na noite seguinte. Sherazade, por artificiosa ligação dos seus contos, conseguiu encantar o monarca por mil e uma noites e foi poupada da morte.
A história conta que, durante três anos, moças eram sacrificadas pelo rei, até que já não havia mais virgens no reino, e o vizir não sabia mais o que fazer para atender o desejo do rei. Foi quando uma de suas filhas, Sherazade, pediu-lhe que a levasse como noiva do rei, pois sabia um estratagema para escapar ao triste fim que a esperava. A princesa, após ser possuída pelo rei, começa a contar a extraordinária "História do Mercador e do Efrit", mas, antes que a manhã rompesse, ela parava seu relato, deixando um clima de suspense, só dando continuidade à narrativa na manhã seguinte. Assim, Sherazade conseguiu sobreviver, graças à sua palavra sábia e à curiosidade do rei. Ao fim desse tempo, ela já havia tido três filhos e, na milésima primeira noite, pede ao rei que a poupe, por amor às crianças. O rei finalmente responde que lhe perdoaria, sobretudo pela dignidade de Sherazade.
Fica então a metáfora traduzida por Sherazade: a liberdade se conquista com o exercício da criatividade.

Ou isto ou aquilo


Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
 

Ou isto ou aquilo, Editora Nova Fronteira, 1990 - Rio de Janeiro, Brasil
Fonte: http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html  

 
Biografia

Cecília Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro e faleceu em 1964, também no Rio de Janeiro. Foi poeta, professora, jornalista e cronista.
No período de 1919 a 1927, colaborou nas revistas Árvore NovaTerra de Sol e Festa. Fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. 
Lecionou na Univerdade do Distrito Federal em 1936 e na Universidade do Texas em 1940. Trabalhou no Departamento de Imprensa e Propaganda no governo de Getúlio Vargas, dirigindo a revista Travel in Brazil (1936). 
É considerada por muitos como uma das maiores poetisas da Língua Portuguesa.
Em 1993 foi atribuído o Prémio Camões a Cecília Meireles.
Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde, foi nessa área que os livros se abriram e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.

Cecíclia Meireles

bullet.Obras da autora
Criança, meu amor, 1923
Nunca mais..., 1923
Poema dos Poemas, 1923
Baladas para El-Rei, 1925
O Espírito Vitorioso, 1935
Viagem, 1939
Vaga Música, 1942
Poetas Novos de Portugal, 1944
Mar Absoluto, 1945
Rute e Alberto, 1945
Rui — Pequena História de uma Grande Vida, 1948
Retrato Natural, 1949
Problemas de Literatura Infantil, 1950
Amor em Leonoreta, 1952
12 Noturnos de Holanda e o Aeronauta, 1952
Romanceiro da Inconfidência, 1953
Poemas Escritos na Índia, 1953
Batuque, 1953
Pequeno Oratório de Santa Clara, 1955
Pistóia, Cemitério Militar Brasileiro, 1955
Panorama Folclórico de Açores, 1955
Canções, 1956
Giroflê, Giroflá, 1956
Romance de Santa Cecília, 1957
A Bíblia na Literatura Brasileira, 1957
A Rosa, 1957
Obra Poética,1958
Metal Rosicler, 1960
Antologia Poética, 1963
Solombra, 1963
Ou Isto ou Aquilo, 1964
Escolha o Seu Sonho, 1964
Crônica Trovada da Cidade de San Sebastian do Rio de Janeiro, 1965
O Menino Atrasado, 1966
Poésie (versão francesa), 1967


Obra em Prosa - 6 Volumes - Rio de Janeiro, 1998

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Taare Zameen Par (Theatrical Trailer)

[...] ganhou o prêmio de melhor filme no último Filmfare Awards, a mais importante premiação docinema indiano.


Taare Zameen Par - Every Child is Special  (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial) foi lançado nas salas indianas no finalzinho de 2007 (mais precisamente, dia 21 de dezembro) e imediatamente conquistou o coração da indianada. Sem as típicas cenas de dança que caracterizam o cinema bollywoodiano, sem mulheres boazudas, sem homens gostosões, sem nada que anda fazendo parte das especiarias da indústria cinematográfica indiana, Taare Zameen Par conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.


Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.


O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, já macaco velho nas bandas de Bollywood. Pela primeira vez, após a atuação em sucessivos filmes que lhe deram a fama em anos recentes, Khan quis arriscar-se como diretor e impressionou pela qualidade e sensibilidade neste filme. Ele não só dirige TZP, como produz, com sua Aamir Khan Productions, e também atua no papel do professor substituto.


Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também surpreendeu pela qualidade de sua atuação. Merecidamente, Safary ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no mesmo Filmfare Awards deste ano de 2008. Virou celebridade.


Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas (muito boas, por sinal), Maa, que significa "mãe" em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.
[...]
Fonte: http://www.cinemaindiano.com/2008/06/taare-zameen-par.html

Veja abaixo o trailer do filme:

                  TEMA: Questão de dislexia
Fonte: http://youtu.be/uCm4dEG2Phg
Obs.: Todos os pais e educadores deveriam assistir este filme. 
Vale a pena!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

10 DICAS PARA INCENTIVAR O SEU FILHO A LER


[19/05/2011] 
(texto disponível até 01/06/2011) 

Marina Azaredo


"Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro." O relato é de Lygia Bojunga. Quando criança, ela fazia do livro um brinquedo. Já adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A história de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo é importante para incentivar o gosto pela literatura.

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

"O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL.

Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização - antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história. "Para encantar as crianças pequenas, é essencial brincar com o livro", recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina também dá uma dica: nunca reclame dos preços dos livros diante do seu filho. "O livro precisa ser valorizado", diz ela.

Leia aqui dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetização em um pequeno grande leitor.

(Revista Educar para Crescer - 04/05/2011)
Fonte: http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=354

terça-feira, 24 de maio de 2011

Depoimento /entrevista da professora Amanda Gurgel

 
Fonte: http://youtu.be/4-lk0uex-Es 

Revista ProUni - informações

O PROGRAMA
O ProUni é um  programa do Governo Federal, criado em 2004, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica a estudantes brasileiros sem diploma de curso superior, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.

CONDIÇÕES PARA SE CANDIDATAR
Para se candidatar ao Prouni, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
referente à edição imediatamente anterior ao processo seletivo e obtido nesse exame a nota mínima estabelecida pelo MEC de 45 pontos (média aritmética das provas de redação e conhecimentos gerais). Também é necessário que o estudante possua renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça a uma das condições abaixo:
-  ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
-  ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
-  ser pessoa com deficiência, ou
-  ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

TIPOS DE BOLSA
Bolsa integral para estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50% e 25%, para estudantes com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
 
RESERVA DE COTAS 
O ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência, aos autodeclarados afrodescendentes e indígenas. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE. O candidato cotista também
deve atender aos demais critérios de seleção do programa.
 
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
O ProUni conta com mais de 1.400 instituições de ensino superior participantes, distribuídas por todo o território nacional. A adesão das instituições ao Programa é facultativa.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o processo seletivo do ProUni são realizadas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Programa http://www.mec.gov.br/prouni, de acordo com cronograma semestral divulgado pelo MEC.

PROCESSO DE SELEÇÃO
O ProUni utiliza as notas do Enem como critério de seleção. São pré-selecionados os estudantes que obtiveram as melhores notas nesse exame. Ao fazer sua inscrição, o candidato poderá escolher até cinco opções de cursos e instituições. O estudante com melhor resultado no Enem é o primeiro a ser pré-selecionado. Desse modo, o Programa reconhece e valoriza o mérito dos melhores estudantes.

INFORMAÇÕES:
www.mec.gov.br/prouni
e-mail: prouni@mec.gov.br
Telefone: 0800 616161
Revista PROUNI • Edição 01/2008 | 37

Saiba mais!!!
Informações aos candidadatos: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=23&Itemid=134

Obs.: Informações para atender pedidos de pais.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

domingo, 22 de maio de 2011

DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA EMISSÃO DA VOZ


Grupo de Estudo e Pesquisa em Lutas e Artes Marciais – GEPLAM

Prof. Dr. Arli Ramos de Oliveira
27/03/2009

DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA EMISSÃO DA VOZ
(Moreira, 2000)
  1. Mantenha-se sempre hidratado, bebendo pelo menos dois litros de água (8 a 10 copos) ao longo do dia.
  2. Evite álcool destilado antes de suas palestras. O uso de voz profissional e o fumo também são incompatíveis. Modere o consumo de cafeína (café e chá preto).
  3. Evite alimentos pesados e excessivamente condimentados, principalmente à noite, ante de dormir.
  4. Reduza o uso da voz, quando em condições de saúde limitadas, especialmente nos quadros de gripes, resfriados ou alergia das vias respiratórias.
  5. Monitore sua voz para verificar se você não está falando mais forte (alto) que o necessário.
  6. Evite usar voz muito grave (grossa) ou muito aguda (fina), fora de seu tom habitual.
  7. Evite excessivas e longas ligações telefônicas, principalmente quando há ruídos de fundo.
  8. Evite conversas em ambientes ruidosos.
  9. Não fale rapidamente por longo tempo.
  10. Evite falar enquanto faz exercícios físicos ou carrega peso.
  11. Articule corretamente as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons.
  12. Aqueça a voz com exercícios específicos, antes de usá-la de forma intensiva.
  13. Reconheça e evite as sensações de esforço vocal, tais como ardor, tensão no pescoço e falta de ar na fala.
  14. Deixe o corpo movimentar-se livremente, acompanhando a fala com gestos e expressões faciais.
  15. Use roupas confortáveis, que não apertem a região do pescoço, do tórax e abdômen.
  16. Permaneça o menor tempo possível em lugares com muita poluição atmosférica, fumaça, pouca ventilação, poeira ou mofo.
  17. Evite mudanças bruscas de temperatura e vista-se sempre adequadamente ao clima.
  18. Reduza sua permanência em locais com ar condicionado.
  19. Faça um período de repouso vocal, após o uso intensivo da voz.
  20. Nunca se auto-medique. 

sábado, 21 de maio de 2011

ENEM

IMPORTANTE!!!     ENEM  2011
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO DE 23 DE MAIO A 10 JUNHO a partir das 10h 
  • PROVAS: 22 E 23 DE OUTUBRO

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PAS-UEM

Informações do PAS-UEM
Para se inscrever no PAS-UEM é preciso estar atento aos prazos. Recomendamos observar o cronograma para 2011.
CRONOGRAMA DO PAS-UEM 2011
EVENTO
PERÍODO
Inscrições
1.º a 21 de setembro de 2011
Pagamento da taxa de inscrição
1.º a 23 de setembro de 2011
Postagem da documentação necessária para inscrição
1.º a 23 de setembro de 2011
Realização das provas*
20 de novembro de 2011
Publicação dos resultados somente na internet
13 de janeiro de 2012
PUBLICADO EM 25 DE MARÇO DE 2011

Saiba mais!!!