PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

sábado, 8 de outubro de 2011

A Carta, de Pero Vaz de Caminha (em áudio livro) e outras...

http://www.youtube.com/watch?v=Dk-ny9fG_gU

Atenção  alunos/as do1º ano do Ensino Médio! 

  • Vejam as respostas do gabarito1.c;  2.e;   3. d;  4. b ;  5. c;  6. d;  7. a;  8. d       
Vejam outras dicas no site indicado acima.
Bons estudos!  

Resumo: A Carta - Pero Vaz de Caminha

A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu para D. Manuel, o rei de Portugal na época do descobrimento do Brasil, relata com detalhes a chegada dos portugueses no Brasil, como foram os primeiros contatos destes com os indígenas e, a partir desta carta, podemos perceber as intenções portuguesas quanto à nova terra e, o que seria dela depois de então. 
A partida frota portuguesa de Belém-Portugal ocorreu no dia 9 de março, a chegada às Canárias no dia 14 do mesmo mês, e no dia 22 chegaram à ilha de São Nicolau. 
No dia 21 de abril, toparam com sinais de terra, o que eles chamam de botelho, espécie de ervas compridas. 
No dia seguinte, houveram vista de terra, que foi chamada de Terra De Vera Cruz, a qual tinha um monte alto, que recebeu o nome de o Monte Pascoal. 
Avistaram os primeiros habitantes da terra, os quais eram, de acordo com a descrição de Caminha, pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e narizes, nus, traziam arcos e setas, o beiço de baixo furado com um osso metido nele, cabelos corredios e corpos pintados. 
Com eles tentaram estabelecer um primeiro contato, o que foi uma surpresa, pois um deles começou a apontar para o colar de ouro do capitão da frota e, em seguida, para a terra, como se quisesse dizer que naquela terra havia ouro. 
A mesma coisa ocorreu com o castiçal de prata e o papagaio. 
Ao verem coisas que não conheciam, faziam sinais, dando-se a entender que queriam propor uma troca. 
Conclui-se então, que desta forma começou a troca de ouro, prata e madeira, por quinquilharias vindas da Europa. 
Os portugueses traziam os indígenas para as embarcações, a fim de estabelecer um melhor contato com os indígenas. 
No início, eles mostraram-se muito esquivos, mas com o passar dos dias, passaram a conviver mais com os portugueses e, até mesmo, à ajudá-los no que precisavam e levá-los às suas aldeias. 
Os portugueses realizaram uma missa, construíram uma enorme cruz. Tudo para mostrar aos nativos a acatamento que tinham pela cruz, ou melhor, pela religião. 
Desde já, possuíam a vontade de convertê-los à igreja, tendo em vista, sua inocência, já que faziam tudo o que os portugueses faziam ou mandavam... 
A intenção de dominá-los é facilmente observada na seguinte passagem: "Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente." 
 Fonte: http://www.vestibular1.com.br/

Interpretação da Carta de Pero Vaz de Caminha

A A carta de Pero Vaz de Caminha refere-se ao descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões da natureza e do aborígine. Ela informa detalhadamente ao rei d. Manuel sobre o descobrimento do Brasil e os primeiros contatos com os índios
1. Segundo o relato de Pero Vaz de Caminha, como se apresentava o Capitão Pedro Álvares Cabral ao receber alguns nativos a bordo?
2. Um dos indígenas a bordo foi logo atraído pelo colar do capitão. O que pôde dizer aos brancos através dele?
3. Servindo-se do castiçal, o que o selvagem revelou aos descobridores?
4. Por que aceitaram o papagaio e rejeitam o carneiro e a galinha?
5. O que a tribulação deu de comer aos índios?
6. Como os nativos reagiram diante do vinho oferecido?
8. Com relação à água trazida pelos portugueses, como os índios reagiram?Ao ver as contas brancas do rosário e o colar do capitão, como se portou um dos indígenas?

Respostas 
O capitão estava assentado em uma cadeira, bem vestido e com um colar de ouro no pescoço.
2. Que havia ouro em terra.
3. Que havia prata na terra.
4. Porque o papagaio era um animal nativo, ao passo que o carneiro e a galinha eram europeus.
5. Pão, pescado cozido, confeitos (balas e bombons), pastéis, mel e figos passados (secos ao sol).
6. Não gostaram do vinho oferecido, pois mal começaram a bebê-lo passaram imediatamente, não o querendo mais.
7. Tomaram uns goles, bochecharam, mas não beberam.
8. Acenou para que os brancos lhes dessem  esses objetos em troca de ouro.