PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Gênero textual: texto instrucional

 Texto Instrucional
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-vUSTd1SJx5g/Tp4Na2sRnlI/AAAAAAAAAEY/cA2nazp2dM0/s1600/genero+textual+%252819%2529.jpg

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_VlXird57Xn4/TSOnP0MQKBI/AAAAAAAAHsI/HfEhw4D5sQ0/s640/receita.jpg

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.
O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…) é o que podemos observar na receita abaixo:

Patê Rápido
Ingredientes
200 gramas de queijo branco light ou ricota
½ dente de alho passado pelo espremedor
1 colher de sopa de salsinha picada
½ xícara de creme de leite light sem soro
Sal a gosto
Modo de preparar
Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

 Exercícios
1)  Elabore um texto dando instruções de como preparar uma receita saudável
2)  Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados
Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes:
02 beterrabas médias descascadas e picadas
01 xícara de chá de óleo de milho
04 gemas
04 claras batidas em ponto de neve
02 xícaras de chá de farinha de trigo
02 xícaras de chá de açúcar
01 xícara de chocolate em pó
01 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparar
………………..(bater)no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte, ………………(misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ………………(adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador. ……………..(misturar) tudo muito bem e ……………………(acrescentar) as claras em neve. ……………….(mexer) delicadamente.(adicionar)……………….o fermento, mexa novamente e ……………..(levar)ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.
Fonte: http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/

http://vidainsolita.files.wordpress.com/2009/07/bolo2.jpg



Os textos desta Prova de Redação abordam a temática sobre a influência dos pais na escolha profissional dos filhos poder ser positiva ou negativa. Tendo-os como apoio, redija os gêneros textuais solicitados.

TEXTO 1
Influência dos pais na hora da escolha
Stefanie Archilli
Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Isca Faculdades, Alessandra Pascotto, os adolescentes precisam de um direcionamento saudável, sem a imposição dos pais.
A influência deve ser vista como uma orientação, segundo Alessandra. A pedagoga explicou que o adolescente não tem condição de fazer essa escolha sozinho, por isso precisa da ajuda dos pais, familiares e amigos. “Eles são muito jovens e precisam de um direcionamento. Os pais podem levá-los para fazer um teste vocacional, para conhecer uma pessoa que é formada na área que escolheram e até visitar a faculdade e conversar com os professores”.
(...)
Tão naturalmente como foi a escolha de Vitória Pinatto, 18 anos, que está estudando para passar no curso de Administração de Empresas. “Meus pais me influenciaram de forma indireta. Minha mãe tem uma loja e meu pai trabalha em uma empresa. Vendo o contato deles com a área de administração, acabei optando por fazer uma faculdade nessa área. Me espelho muito neles”.

(Texto adaptado de . Acesso em 4/9/2012. Publicado em 12/11/2011)

TEXTO 2
A 1ª escolha profissional do adolescente: quem influencia?

Anaí Auada
Quem tem um adolescente em casa sabe, sente na pele a pressão e a ansiedade do momento da primeira escolha profissional.
(...)
Esse momento é inegavelmente tenso.
(...)
Desafia cada membro da família a pensar alternativas, buscar seus próprios sonhos, tentar resgatar aquele desejo de realizar algo que não foi possível até então. Desde o clássico exemplo de pais sedentos por realizar seus anseios através do filho até o envolvimento de avós, tios, irmãos, primos e amigos de convivência próxima à família.
O jovem é visto como um papel em branco, pronto para receber qualquer história, seja para salvar aquele projeto que não teve sua chance no passado como para confirmar as próprias escolhas realizadas, devendo, portanto, ser repetidas.
(...)
O risco de o jovem ser direcionado é decidir a partir de expectativas de outras pessoas (no caso, os pais), e não de seus próprios anseios. Por consequência, abre-se espaço à frustração, uma vez que asnecessidades pessoais (do adolescente) não foram consideradas.

(Texto adaptado de .
Acesso em 13/9/2012)


ARTIGO DE OPINIÃO
Definições da web
  1. Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. ...

GÊNERO TEXTUAL 1 – ARTIGO DE OPINIÃO

Na sua opinião, a influência dos pais pode ser positiva ou negativa na escolha profissional dos filhos? Tendo como apoio os textos 1 e 2, responda a essa questão polêmica,produzindo um ARTIGO DE OPINIÃO, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. Você deverá dar um título ao seu artigo.
Para orientar sua produção, considere que seu texto será publicado em um jornal de circulação local, cujos leitores podem ter uma opinião diversa da sua, ou podem não ter ainda uma opinião formada sobre a questão em pauta.

GÊNERO TEXTUAL 2 – TEXTO INSTRUCIONAL
Tendo como apoio os textos 1 e 2, redija um TEXTO INSTRUCIONAL aos leitores da Revista “Pais & Adolescentes”, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, no qual sejam apresentadas instruções aos pais sobre como proceder com seus filhos no momento da escolha profissional deles. Você pode optar por dar ou não um título ao seu texto. UEM/CVU  Vestibular de Verão/2012 – Prova 2

Fonte: http://www.vestibular.uem.br/2012-V/uemV2012p2g3.pdf





                                                                        SAIBA MAIS



 

Um comentário:

  1. ADOREI A RECEITA DE CANECA, TRABALHEI COMO TEXTO INSTRUCIONAL NA MINHA SALA DE 2ºAN0.OBRIGADA

    ResponderExcluir

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.