PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

domingo, 22 de abril de 2012

Preparação para o Enem: O que estudar?

21/04/2012 Por


O título acima se refere a um grande questionamento de muitos alunos em sala de aula, e porque não até de alguns professores?
Com toda certeza muitos professores já escutaram as lamúrias estressantes das frases perturbadoras do tipo:
“Professor por que estou estudando isso? Esta matéria não cai no Enem!”
“O ano passado não foi cobrado esse ou aquele conteúdo!”
Estes comentários acabam gerando um mal-estar entre professores e alunos ou simplesmente um sentimento de dúvidas ou críticas. Mas tudo bem! Os conteúdos precisam ser trabalhados, e todos na grande maioria dos casos, devem seguir o cronograma do material didático. Nos últimos anos alguns assuntos realmente vêm sendo cobrados com mais frequência no Enem, como o caso de Ecologia e Problemas de Saúde pública, em compensação, outros nem tanto, caso da botânica, pouco cobrada, com ressalvas a fotossíntese e assuntos relacionados.
Não cabe a minha pessoa questionar a metodologia e a estrutura que moldam o Enem, isso já vem sendo feito por vários especialistas em diversos meios de comunicação. Meu objetivo como educador e professor de cursos pré-vestibulares é dedicar-me ao máximo para auxiliar os alunos a superarem tamanho desafio. Sendo assim, demonstro logo abaixo alguns dos principais assuntos da disciplina de Biologia abordados nos últimos 14 anos de Enem.
Veja os assuntos que foram mais cobrados no exame:

Observando estes dados, fica claro quais são os assuntos a que devemos dar maior enfoque e direcionamento para nossos queridos alunos. Por outro lado cabe também o empenho, nesta parceria entre professores e estudantes, para que estes não se tornem escravos dos livros, e sim busquem assuntos e temas nos principais meios de comunicação, afinal a prova do Enem é uma mescla entre atualidades e conteúdos. Lembrem-se “A ciência não pode prever o que vai acontecer. Só pode prever a probabilidade de algo acontecer.” Fiquem atentos aos principais acontecimentos no mundo da ciência e acompanhem nossos informativos.
Abraço a todos e bons estudos!
*Professor Fabiano Izidoro é graduado em Biologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e mantém o blog fabianobiologia.zip.net, o  qual novamente recomendamos.
Fonte: http://www.infoenem.com.br/preparacao-para-o-enem-o-que-estudar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa