PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

domingo, 3 de junho de 2012

Atividades de literatura - Ensino Médio

Pesquisa de língua portuguesa – 1º Ens. Médio  Por: Geisa
De Trovadorismo ao Classiscismo de Portugual

1. Qual o primeiro texto literário que se conhece em língua portuguesa e quem o escreveu? Copie fragmentos (entre aspas). Comente-o.
2. Diferencie o momento sociocultural entre trovadorismo versus humanismo.
3. Escreva, nos parênteses, (T) para trovadorismo e (H) para humanismo:
(  ) Gil Vicente                                (  ) maior valorização do homem   
(  ) teocentrismo                             (  ) Paio Soares de Taveirós                                     
(  ) A Ribeirinha                               (  ) cantigas   
(  ) Fernão Lopes                             (  ) vassalagem amorosa
(  ) literatura oral                              (  ) Farsa de Inês Pereira
4. Defina sobre as cantigas de amor e cantigas de amigo; cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Copie fragmentos (entre aspas) de cada tipo de cantiga.
5. Fale sobre Fernão Lopes e cite suas principais obras.
6. Fale sobre Gil Vicente e cite suas principais obras.
7. Comente sobre Farsa de Inês Pereira. Copie um trecho da peça teatral (entre aspas).
8. Comente sobre Auto da Barca do Inferno. Copie um trecho da peça teatral (entre aspas).
9. Fale sobre Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões (enredo; quantidade de cantos e versos; tipo de rima; a divisão da obra ; esquema rimático).
Sermão da quarta-feira de cinzas
1. Qual é o tema do texto?
2. Os sermões de Vieira são modelos de prosa barroca. Transcreva trechos do sermão:
a) Uso de metáfora, de preferência a comparação (consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo):
b) Constante uso de frases interrogativas:
c) Uso de prosopopeia (atribuir características humanas a seres inanimados):

Resp.: 1. A distinção entre vivos e mortos.

Síntese: Os Lusíadas é uma obra épica em versos, composta por 10 cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos, sistema métrico (decassílabo) e de rima (ABABABCC).


Tira-dúvidas: SÓCIO-AMBIENTAL ou SOCIOAMBIENTAL?
 O elemento “socio-” junta-se com hífen apenas às letra "h" e "o": "sócio-histórico", 


                                    "sócio-humanitário", "sócio-odontológico".

                       Às demais letras unem-se sem hífen, duplicando-se o “r” e o “s”:

                  “socioambiental”, “sociocultural”, “sociodemográfico”,  “socioeconômico”, 

                       “sociopolítico", "sociorreligioso”, “sociorrecreativo”, “sociossexual”.


Do Barroco ao Arcadismo do Brasil


Aluno: ­_______________________________________________________________________________1º ___Bloco:___ turma:___

Avaliação de língua portuguesa

01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
 a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.

 02. A literatura de informação corresponde às obras:
a) barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
e) n.d.a.

01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

4. (UFRN) A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende
a. poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.

5. (ITA) Dadas às afirmações:
I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.
III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.

Está(ão) Correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas

6. Cite autores e obras.
a) Quinhentismo no Brasil ou literatura de Informação:
b) Barroco no Brasil:
c) Arcadismo no Brasil:

7.  Sintetize as características da literatura de informativa, barroco e arcadismo (no Brasil).

8. O que são árcades e o que foi o movimento da Inconfidência Mineira?

9.  Fale sobre Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira.

Resposta: 1. A; 2. C; 3. B; 4. C;5. D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa