Neoclassicismo na literatura mineira
Rosemeire de Oliveira*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Conheça os principais aspectos do movimento:
Marco inicial: Publicação das "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa e fundação
da Arcádia Ultramarina, movimento poético-literário que dá início ao
Arcadismo, em 1768.
Marco final: Publicação do livro de poemas Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Contexto histórico: O Arcadismo no Brasil desenvolveu-se concomitantemente ao chamado ciclo do ouro, em Minas Gerais e teve em Vila Rica (atual Ouro Preto) seu principal centro de difusão. Alguns de seus integrantes estiveram ligados à Inconfidência Mineira, principal evento político do século 18 no Brasil.
Contexto Cultural
A riqueza gerada pela mineração criou tardiamente obras arquitetônicas, esculturas e pinturas no estilo barroco, como se pode ver ainda hoje nas cidades históricas mineiras. No âmbito das ideias e da literatura, porém, já sopravam os ventos do iluminismo.
O iluminismo, que valorizava a razão, significava uma ruptura com o
barroco, marcadamente religioso. Nesse sentido, resgatava os ideais do
classicismo, inaugurando um neoclassicismo, sob a inspiração da civilização greco-romana.
Características do estilo
Entre
as características que se destacam nas obras árcades brasileira, uma é a
valorização da natureza - que reflete o primeiro desencanto da
humanidade com a civilização urbana. Elementos como os campos, rios,
vales e flores têm presença constante nas obras desse período. Por esta
razão, era comum aos poetas árcades, ficcionalmente, assumirem o papel
de pastores da Arcádia - uma região da Grécia antiga. Nos poemas,
marcadamente líricos, expressavam o amor por suas pastoras. Finalmente,
marcam o estilo dos autores árcades a simplicidade da vida bucólica,
versos simples, que propiciassem a integração da poesia com a música e
se contrapusessem ao estilo rebuscado do barroco.
Principais autores
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810)
Basílio da Gama (1741-1795)
*Rosemeire de Oliveira é professora de língua portuguesa, inglesa e literatura.
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comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/literatura/arcadismo-no-brasil-neoclassicismo-na-literatura-mineira.jhtm
Obs.: Apenas para apoio de estudo aos alunos em sala de aula.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Dois momentos: o poético e o ideológico.
- Cláudio
Manuel da Costa: os sonetos amorosos marcam o início do Arcadismo no
Brasil.
- Tomás
Antônio Gonzaga: o pastor apaixonado.
- Basílio
da Gama, Uraguai (poema
épico de louvor a Marquês de Pombal e sobre o heroísmo indígena).
- Silva
Alvarenga: a sátira política em o
Desertor.
- Alvarenga
Peixoto e o nativismo sentimental.
- Santa
Rita Durão, Caramuru - Poema
Épico do Descobrimento da Bahia.
LEITURA: Tomás Antônio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) é o mais
popular dos poetas árcades mineiros. Nascido no Porto, em Portugal, veio ainda
menino com a família para o Bahia, onde viveu e estudou até a juventude. Fez o
curso de Direito em Coimbra. Cláudio teve contato com as idéias iluministas e
árcades, chegando a escrever uma obra filosófica, em homenagem ao Marquês de
Pombal: Tratado de Direito Natural.
Voltando ao Brasil, passou a viver em Vila Rica, onde exerceu função de
Ouvidor da cidade. Iniciou ali sua atividade literária e suas relações amorosas
com Maria Dorotéia de Seixas, uma jovem de 16 anos de será cantada em seus
versos com o pseudônimo de Marília.
Em 1789 Gonzaga foi preso, acusado de participar da Inconfidência, e
mandado ao Rio de Janeiro, onde ficou encarcerado até 1792, quando foi exilado
para Moçambique.
Principais Obras
- Marília de Dirceu
- Cartas chilenas
- Tratado de Direito
Natural
Tomás Antônio Gonzaga, cujo nome arcádico é Dirceu, escreve poesias líricas, com temas
pastoris e de galanteio em que o eu lírico está sempre na fala de uma
personagem. Nelas, Dirceu se dirige à amada, a pastora Marília.
As liras à sua pastora refletem a trajetória do poeta, na qual a prisão
atua como um divisor de águas [ver Antologia]. Antes do encarceramento, num tom
de felicidade, canta a ventura da iniciação amorosa, a satisfação do amante,
que, valorizando o momento presente, busca a simplicidade e o refúgio na
natureza amena, que ora é européia, artificial, virgiliana e ora mineira.
Depois da reclusão, num tom trágico de desalento, canta o infortúnio, a
justiça, o destino e a eterna consolação no amor de Marília. São compostas em
redondilha menor ou em decassílabos quebrados. Expressam simplicidade e
gracioso lirismo íntimo, decorrentes da naturalidade e da singeleza no trato
dos sentimentos e da escolha linguística. Demonstram subjetivismo intenso,
revelando algo novo naquela época fria e formal do vazio arcádico. Ao delegar
posição poética a um campesino, sob cuja pele se esconde um elemento civilizado,
Gonzaga cai em contradições, ora assumindo a postura de pastor, ora a de
burguês.
As Cartas Chilenas correspondem a uma coleção de doze cartas, assinadas
por Critilo e endereçadas a Doroteu, residente em Madri. Critilo, habitante de
Santiago do Chile (leia-se Vila Rica), narra os desmandos despóticos e
narcisistas do governador chileno, o Fanfarrão Minésio (leia-se, Luís da Cunha
Meneses). São poemas satíricos, em versos decassílabos brancos, que circularam
em Vila Rica poucos antes da Inconfidência Mineira. Revelando seu lado
satírico, num tom mordaz, agressivo, jocoso, pleno de alusões e máscaras, o
poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa e os desmandos dos
componentes do Governo. Por muito tempo, discutiu-se a autoria das Cartas Chilenas.
Após estudos comparativos da obra com cada um dos elementos do Grupo Mineiro,
possíveis autores, concluiu-se que o verdadeiro autor é Gonzaga e que Critilo é
ele mesmo e Doroteu, Cláudio Manuel da Costa.
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