Atenção alunos!!! O que estudar em inglês?
Língua Inglesa
A Prova de Língua
Inglesa tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato na compreensão de
leitura de textos.
Para tanto, adota-se
como base o estudo dos gêneros discursivos, conforme suas esferas sociais de
circulação. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná –
DCEs, os conteúdos devem contemplar diversos gêneros discursivos, além de
elementos linguístico-discursivos, tomando-se como base a proposta de conteúdos
básicos para o Ensino Médio. Além disso, os enunciados das questões da Prova de
Língua Estrangeira serão no mesmo idioma escolhido pelo candidato.
Eventualmente, a prova poderá apresentar alguma questão com enunciado em Língua
Portuguesa.
Prova da Etapa 1
Para a primeira série,
abordar-se-ão os gêneros discursivos das seguintes esferas sociais de
circulação: cotidiana, imprensa e midiática.
1. Tema do texto.
2. Interlocutor.
3. Finalidade do texto.
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual.
6. Partículas conectivas do
texto.
7. Discurso direto e indireto.
8. Elementos composicionais de
gênero.
9. Emprego do sentido
conotativo e denotativo do texto.
10. Palavras e/ ou expressões
que denotam ironia e humor no texto.
11. Polissemia.
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes
gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
Prova da Etapa 2
Para a segunda série,
abordar-se-ão os gêneros discursivos das seguintes esferas sociais de
circulação: literária/artística, científica, escolar e publicitária.
1. Tema do texto.
2. Interlocutor.
3. Finalidade do texto.
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual.
6. Partículas conectivas do
texto.
7. Discurso direto e indireto.
8. Elementos composicionais de
gênero.
9. Emprego do sentido
conotativo e denotativo do texto.
10. Palavras e/ ou expressões
que denotam ironia e humor no texto.
11. Polissemia.
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes
gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
Prova da Etapa 3
Para a terceira série,
abordar-se-ão os gêneros discursivos das seguintes esferas sociais de
circulação: política,
jurídica e consumo.
1. Tema do texto.
2. Interlocutor.
3. Finalidade do texto.
4. Critérios de textualidade
4.1 Aceitabilidade.
4.2 Informatividade.
4.3 Situacionalidade.
4.4 Intertextualidade.
4.5 Temporalidade.
5. Referência textual.
6. Partículas conectivas do
texto.
7. Discurso direto e indireto.
8. Elementos composicionais de
gênero.
9. Emprego do sentido
conotativo e denotativo do texto.
10. Palavras e/ ou expressões
que denotam ironia e humor no texto.
11. Polissemia.
12. Marcas linguísticas
12.1 Coesão.
12.2 Coerência.
12.3 Função das classes
gramaticais no texto.
12.4 Pontuação.
12.5 Recursos gráficos.
12.6 Figuras de linguagem.
Fonte: Manual - Processo de Avaliação Seriada – PAS 2011 Disponívem em: http://www.pas.uem.br/pdf/manual2011.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.