a ficha que deverá ser entregue até dia ___________, no máximo.
Lembre-se que:
nada substitui a leitura do livro.
Ficha de análise
literária
Obs.: Esta ficha pode
ser adaptada para livros ou filmes.
1. Identificação
Autor:
Obra:
Edição:
Editora:
2. Pesquisa
Breve biografia do autor/a:
3. Defina os elementos da narrativa:
a) Personagem protagonista:
b) Personagem antagonista:
c)
Personagens secundários:
4. Características do personagem principal:
a)
físicas:
b) psicológicas (personalidade):
5. Determine o espaço (lugar) onde predomina a
história:
6. Assinale a classificação do narrador:
a)
narrador - personagem
b) narrador antagonista
c)
narrador onisciente
7. Determine o tempo em:
( ) cronológico ( ) psicológico
8. Estrutura da narrativa
a)
Introdução:
b)
Conflito:
c) Clímax:
d) Situação
final ou desfecho:
9. Contextualização
Contextualize o texto/vídeo com sua vida.
QUESTÕES DO FILME: A CORRENTE
DO BEM
1. Quem
são os personagens principais?
2. Onde
aconteceu a história?
3. Por
que o filme chama A corrente do bem?
4. Como
era a escola em que Trevor estudava? E como é a sua escola? E o que você espera
dela?
5. Como
era o trabalho da mãe de Trevor?
6. O
professor Eugene deu uma atividade de reflexão para a classe e a mãe dele foi à
escola para brigar com ele. Você acha que a atitude de Trevor foi correta com o
professor?
7. Descreva
o caminho percorrido por Trevor até a escola.
8. Como
era a relação de Trevor com seus pais?
9. Por
que o professor Eugene foi à casa de Trevor?
10. O
faz Trevor ter a ideia de mudar o mundo?
11. Por
que Trevor foge de sua mãe?
12.
Quem ajudou encontrar Trevor? Por quê?
13.
Como o professor sabia onde estava Trevor?
14. Por
que o ladrão mentiu que foi ele que teve a ideia da Corrente do Bem?
15. O
professor Eugene foi queimado? Por quem? Comente.
16. No
filme Trevor afirma que: “Quando desistimos de nossos objetivos todos perdem”.
Você concorda com essa afirmativa? Justifique.
17. Os
pais de Trevor eram separados. O que você acha disso? Comente.
18. A
mãe de Trevor era alcoólatra. O que ele poderia fazer para ajudá-la?
19.
Qual é a parte do filme que você mais gostou?
20. O
que é a Família para você?
21.
Você acredita que as pessoas podem mudar suas atitudes? Comente.
22.
Para você, quando um filho passa a não acreditar em seus pais?
23. O
que você mudaria no filme?
24. O
filme “A corrente do bem” nos passa uma mensagem de mundo. O que você faz para
essa mudança aconteça?
25.
Pense uma ideia para mudar a sala de aula.
26. O
que você espera de sua escola?
Fonte: Elaborado
pela profa. Cristina
Questões sobre filme/livro
1. FILME: ESTRADA PARA A GLÓRIA
1.
Em
que local ocorre o filme?
2.
Qual
a modalidade esportiva presente no filme, e o nome do principal time?
3.
Qual
é o foco principal do filme?
4.
O
filme nos mostra um tipo de preconceito existente ainda nos dias de hoje. Qual
é esse preconceito? Justifique.
5.
Quais
são os outros tipos de preconceito que você conhece?
6.
Cite
algumas pessoas que sofreram preconceito em nossa sociedade e modificaram um
pouco da nossa história.
7.
O
filme nos mostra um rio muito importante que faz a fronteira entre o México e
os Estados Unidos. Qual a importância que ele representa para muitas pessoas?
8.
Relate
através da escrita a síntese do filme abordando os fatos importantes
considerados por você e seu ponto crítico.
2. LIVRO: A MONTANHA
ENCANTADA
1.
Livro:
2.
Autora:
3.
Editora:
4.
Coleção:
5.
Assunto:
6.
Faça
um breve comentário sobre a história.
7.
Relate
qual era a curiosidade das crianças.
8.
Faça
uma pequena biografia da autora:
9.
O
que mais chamou sua atenção ou impressionou no livro? Comente
10. Qual outro final você
daria para a história “A montanha encantada”?
11. Relate quais os
cuidados que devemos ter em um passeio.
12. Ilustre a história.
3. LIVRO: A ILHA PERDIDA
1.
Livro
2.
Autora
3.
Editora
4.
Coleção
5.
Assunto
6.
Faça
um breve comentário sobre a história
7.
Qual
foi a causa dos meninos ficarem perdidos na ilha?
4. LIVRO: O FANTÁSTICO
MISTÉRIO DE FEIURINHA
Autor:
Pedro Bandeira
Responda
as seguintes perguntas:
1.
Em que lugar se inicia a história e quem está narrando?
2.
Como é que se iniciou a história?
3.
Cite as personagens que apareceram na história.
4.
Comente como foi à reunião convocada por Branca Encantada.
5.
Quais as características ou coisas que as princesas tinham em comum?
6.
O escritor estava acreditando no que Caio, o Lacaio estava dizendo? Por que ele
continuou a ouvi-lo?
7.
Por que Caio escolheu logo esse escritor para desvendar o mistério?
8.
Por que Feiurinha e todo o seu mundo encantado havia desaparecido?
9.
Faça uma síntese contando a história da Feiurinha.
10.
Faça um comentário no mínimo 5 linhas contando sua opinião sobre toda a
historia do livro.
5. Filme/livro Fernão Capelo Gaivota
1. Faça um relatório do filme/livro Fernão Capelo Gaivota, enfocando:
a) a sua mensagem principal, isto é, a
lição de vida ou a moral da história;
b) os valores positivos, valores do
bem de construção da cultura da paz, correlacionados à cidadania, à
solidariedade, etc, que o filme focaliza;
c) os valores negativos, valores do
mal produtores de anti-cidadania e da violência, etc, que o filme focaliza;
d) os locais geográficos e lugares
históricos que o filme mostra;
e) as cenas em que o filme representa,
os detalhes em que você pode relacionar à sociologia e à Psicologia;
f) a sensação de assistir o filme com
os colegas da escola.
2. Comente os aspectos da arte,
evidenciados através do filme.
Obs.: Alguns recebi por e-mail e não tenho mais as referências.
FAIRY TALE BOOK REPORT
FAIRY TALE:
AUTHOR;
ILLUSTRATOR:
COUNTRY OF ORIGEN:
SETTING:
MAIN CHARACTERS:
WHAT WAS THE CONFLICT
OR PROBLEM IN THIS FAIRY TALE?
WHAT DID THE MAIN CHARACTERS
HAVE TO DO IN ORDER TO OVERCOME THE PROBLEM?
HOW DID FAIRY TALE
END?
What scene from the
fairy tale that you
liked? Draw it.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.