PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ficha de leitura e questões de livros/filmes

Leia as obras __________________________________. Em seguida, preencha
a ficha que deverá ser entregue até dia ___________, no máximo.

Nome da obra


Autor (a)


Período Literário (explique as características da obra dentro do período literário)


Enredo (descreva a trama)

Temática (do que se trata a obra)


Nome e características dos personagens protagonistas

Personagens secundários (nome de alguns personagens e sua função na trama)

Tempo (comprove com um trecho entre aspas)
Cronológico:
Psicológico:
Espaço (comprove com um trecho da obra)

Foco narrativo - 1ª ou 3ª pessoa (defina o tipo de narrador e comprove com um trecho da obra)

Aspectos culturais, científicos ou históricos presentes na obra

Introdução (descreva em breves palavras)

Desenvolvimento (descreve em breves palavras)

Ponto culminante (qual é o clímax – auge do fato)

Desfecho (como terminou a história)


Mensagem (mensagem para sua vida)

Biografia do autor (a)


Obs: As atividades indicadas deverão estar no caderno de redação.
Lembre-se que: nada substitui a leitura do livro.


Ficha de análise literária
Obs.: Esta ficha pode ser adaptada para livros ou filmes.
1. Identificação
    Autor:
    Obra:
    Edição:
    Editora:

2. Pesquisa
    Breve biografia do autor/a:

3. Defina os elementos da narrativa:
   a) Personagem protagonista:
   b) Personagem antagonista:
   c) Personagens secundários:

4. Características do personagem principal:
    a) físicas:
    b) psicológicas (personalidade):

5. Determine o espaço (lugar) onde predomina a história:

6. Assinale a classificação do narrador:
    a) narrador - personagem       
    b) narrador antagonista     
    c) narrador onisciente

7. Determine o tempo em:
(  ) cronológico                               (  ) psicológico

8. Estrutura da narrativa
   a) Introdução:
   b) Conflito:
   c) Clímax:
   d) Situação final ou desfecho:

9. Contextualização
Contextualize o texto/vídeo com sua vida.


QUESTÕES DO FILME: A CORRENTE DO BEM
1. Quem são os personagens principais?
2. Onde aconteceu a história?
3. Por que o filme chama A corrente do bem?
4. Como era a escola em que Trevor estudava? E como é a sua escola? E o que você espera dela?
5. Como era o trabalho da mãe de Trevor?
6. O professor Eugene deu uma atividade de reflexão para a classe e a mãe dele foi à escola para brigar com ele. Você acha que a atitude de Trevor foi correta com o professor?
7. Descreva o caminho percorrido por Trevor até a escola.
8. Como era a relação de Trevor com seus pais?
9. Por que o professor Eugene foi à casa de Trevor?
10. O faz Trevor ter a ideia de mudar o mundo?
11. Por que Trevor foge de sua mãe?
12. Quem ajudou encontrar Trevor? Por quê?
13. Como o professor sabia onde estava Trevor?
14. Por que o ladrão mentiu que foi ele que teve a ideia da Corrente do Bem?
15. O professor Eugene foi queimado? Por quem? Comente.
16. No filme Trevor afirma que: “Quando desistimos de nossos objetivos todos perdem”. Você concorda com essa afirmativa? Justifique.
17. Os pais de Trevor eram separados. O que você acha disso? Comente.
18. A mãe de Trevor era alcoólatra. O que ele poderia fazer para ajudá-la?
19. Qual é a parte do filme que você mais gostou?
20. O que é a Família para você?
21. Você acredita que as pessoas podem mudar suas atitudes? Comente.
22. Para você, quando um filho passa a não acreditar em seus pais?
23. O que você mudaria no filme?
24. O filme “A corrente do bem” nos passa uma mensagem de mundo. O que você faz para essa mudança aconteça?
25. Pense uma ideia para mudar a sala de aula.
26. O que você espera de sua escola?

Fonte: Elaborado pela profa. Cristina

Questões sobre filme/livro

1. FILME: ESTRADA PARA A GLÓRIA
1.    Em que local ocorre o filme?
2.    Qual a modalidade esportiva presente no filme, e o nome do principal time?
3.    Qual é o foco principal do filme?
4.    O filme nos mostra um tipo de preconceito existente ainda nos dias de hoje. Qual é esse preconceito? Justifique.
5.    Quais são os outros tipos de preconceito que você conhece?
6.    Cite algumas pessoas que sofreram preconceito em nossa sociedade e modificaram um pouco da nossa história.
7.    O filme nos mostra um rio muito importante que faz a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Qual a importância que ele representa para muitas pessoas?
8.    Relate através da escrita a síntese do filme abordando os fatos importantes considerados por você e seu ponto crítico.

2. LIVRO: A MONTANHA ENCANTADA
1.    Livro:
2.    Autora:
3.    Editora:
4.    Coleção:
5.    Assunto:
6.    Faça um breve comentário sobre a história.
7.    Relate qual era a curiosidade das crianças.
8.    Faça uma pequena biografia da autora:
9.    O que mais chamou sua atenção ou impressionou no livro? Comente
10. Qual outro final você daria para a história “A montanha encantada”?
11. Relate quais os cuidados que devemos ter em um passeio.
12. Ilustre a história.

3. LIVRO: A ILHA PERDIDA
1.    Livro
2.    Autora
3.    Editora
4.    Coleção
5.    Assunto
6.    Faça um breve comentário sobre a história
7.    Qual foi a causa dos meninos ficarem perdidos na ilha?

4. LIVRO: O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
Autor: Pedro Bandeira
Responda as seguintes perguntas:
1. Em que lugar se inicia a história e quem está narrando?
2. Como é que se iniciou a história?
3. Cite as personagens que apareceram na história.
4. Comente como foi à reunião convocada por Branca Encantada.
5. Quais as características ou coisas que as princesas tinham em comum?
6. O escritor estava acreditando no que Caio, o Lacaio estava dizendo? Por que ele continuou a ouvi-lo?
7. Por que Caio escolheu logo esse escritor para desvendar o mistério?
8. Por que Feiurinha e todo o seu mundo encantado havia desaparecido?
9. Faça uma síntese contando a história da Feiurinha.
10. Faça um comentário no mínimo 5 linhas contando sua opinião sobre toda a historia do livro.

5. Filme/livro Fernão Capelo Gaivota
1. Faça um relatório do filme/livro Fernão Capelo Gaivota, enfocando:
a) a sua mensagem principal, isto é, a lição de vida ou a moral da história;
b) os valores positivos, valores do bem de construção da cultura da paz, correlacionados à cidadania, à solidariedade, etc, que o filme focaliza;
c) os valores negativos, valores do mal produtores de anti-cidadania e da violência, etc, que o filme focaliza;
d) os locais geográficos e lugares históricos que o filme mostra;
e) as cenas em que o filme representa, os detalhes em que você pode relacionar à sociologia e à Psicologia;
f) a sensação de assistir o filme com os colegas da escola.

2. Comente os aspectos da arte, evidenciados através do filme.

 Obs.: Alguns recebi por e-mail e não tenho mais as referências.



FAIRY TALE BOOK REPORT
FAIRY TALE:
AUTHOR;
ILLUSTRATOR:
COUNTRY OF ORIGEN:


SETTING:
MAIN CHARACTERS:
WHAT WAS THE CONFLICT OR PROBLEM IN THIS FAIRY TALE?
WHAT DID THE MAIN CHARACTERS HAVE TO DO IN ORDER TO OVERCOME THE PROBLEM?
HOW DID FAIRY TALE END?
What scene from the fairy tale that you liked? Draw it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa