PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Uso da vírgula





Fonte: http://youtu.be/JxJrS6augu0
Quanto ao emprego, a vírgula provoca muitas dúvidas, pois tem várias funções. 


O uso da vírgula no interior de orações: 


• Separar elementos que exercem a mesma função sintática. 
Ex: “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.” (nesse exemplo a vírgula separa uma série de objetos diretos do verbo “ter”.) 
                                                         LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. 


Quando elementos que têm mesma função sintática aparecem unidos pelas conjunçõese, nem e ou, não se usa vírgulas, a não ser que as conjunções apareçam repetidas: 
Ex: Tenho muito cuidado com meus livros e meus CD’s.
       Ou você, ou sua esposa deve comparecer à escola de seu filho. 


• Para indicar que uma palavra, geralmente verbo, foi suprimida. 
Ex: Patrícia, a todos os seus irmãos, deu um presente de Natal; ao marido, apenas um beijo. (A vírgula após “marido" está indicando a supressão do verbo “dar”.) 


• Isolar vocativo. 
Ex: - E agora, meu marido, aceito ou não o emprego? 


• Isolar aposto. 
Ex: Goiânia, capital de Goiás, é uma cidade que tem belas mulheres. 


• Isolar complemento verbal ou nominal antecipados. 
Ex: Um medo terrível, eu senti naquele momento. (inversão do objeto direto) 
De cobra, eu morro de medo! (inversão do complemento nominal) 


• Isolar adjunto adverbial antecipado. 
Ex: “Dizem muito que, no Brasil, os corruptos ficam soltos enquanto os ladrões de galinha vão para a cadeia.” 
                                               VERISSIMO, Luis Fernando. Novas comédias da vida 
                                                                             pública – A versão dos afogados.
 
   
• Isolar nome de lugar, quando se transcrevem datas. 
Ex: Goiânia, 21 de janeiro de 2001. 


• Isolar conjunções intercaladas. 
Ex: A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não infeccione. 


• Intercalar expressões como “em suma”, “isto é”, “ou seja”, “vale dizer”, “a propósito”. 
Ex: Preciso dar uma maquiada no texto, ou seja, subentender algumas idéias. 




Uso da vírgula entre orações

A vírgula é usada para:
 


• Separar as orações coordenadas assindéticas e as sindéticas que não sejam introduzidas pela conjunção e: 
Ex: Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para o curso. 
       Há aqueles que se esforçam muito, porém nunca são reconhecidos. 


É aconselhável usar a vírgula quando a conjunção e: 


- aparece repetida no período: 
Ex: Passaram aqui para perguntar, e questionar, e amolar, e comprometer. 


- aparece entre orações de sujeitos diferentes: 
Ex: O tempo estava nublado, e o piloto desistiu do vôo. 


- não tem sentido de adição: 
Ex: A senhora apertou a campainha, e ninguém veio atender. ( o e tem valor de conjunção adversativa) 


• Isolar orações intercaladas. 
Ex: E o ladrão, perguntei eu, foi condenado ou não? 


• Isolar orações adjetivas explicativas. 
Ex: As frutas, que estavam maduras, caíram no chão. 


• Isolar orações adverbiais. 
Ex: “Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão.” 
                                                                                                      (Machado de Assis) 
• Isolar orações reduzidas. 
Ex: “Para serenar a roda, propus novo chope.” (Cyro dos Anjos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.