PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

sábado, 5 de março de 2011

Como resumir textos com qualidade

Num mundo cada vez mais exigente em matéria de absorção de informação, reter parte daquilo com que temos contato é muito importante. Nesse aspecto, aprender a resumir textos com qualidade é necessário. Muitos dos meus leitores aqui ainda estão na graduação ou pós e o contato com textos na internet ou mesmo com livros ainda é muito grande. Siga o roteiro que apresento abaixo e maximize a retenção de informações.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que ler não é apenas passar os olhos no texto. Retirar do texto aquilo que realmente importa facilita inclusive o trabalho de memorização do conteúdo. No nosso caso, resumir nada mais é do que tirar do texto aquilo que ele de melhor nos oferece.




Como resumir um texto?


- Ler todo o texto para ser capaz de dizer de que ele trata;

- Reler uma ou mais vezes, grifando frases ou palavras importantes. Com o tempo, numa primeira leitura isso poderá ser feito;

- Separe os conceitos dos exemplos. Identifique aquilo que é usado apenas como suporte à tese apresentada;

- Estude os conectivos e as relações estabelecidas por eles. Saiba identificar um conectivo que indique adversidade, conclusão, explicação, afirmação...

- Um texto bem escrito permite que se faça um resumo de cada parágrafo visto que cada um apresenta uma ideia diferente. Anote as ideias de cada parágrafo e verifique se formam um todo coerente;

- Resumir não é apenas cortar o que se acha dispensável. Elimine "apenas" os exemplos dados como suporte à argumentação;

- Preocupe-se quando o examinador limita o número de linhas. O tamanho do resumo varia conforme o assunto abordado. "É possível" resumir uma fábula numa única frase, mas isso é "impossível" num tratado teórico.

Os resumos são textos que diferem de outros pela finalidade. Se o seu conseguiu fazer com que as ideias principais fossem preservadas, parabéns. 

 Fonte: http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Resumos%20prontos%20de%20Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.