PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Linguagem conotativa e denotativa

Linguagem conotativa e denotativa (Por Lélia Pereira)

A denotação e a conotação referem-se ao sentido que atribuímos às palavrasA denotação e a conotação referem-se ao sentido que atribuímos às palavras
Como você sabe, a linguagem representa o meio pelo qual interagimos socialmente. Através dela expressamos nossos sentimentos, revelamos nossas opiniões, enfim, trocamos infinitas experiências com as pessoas que estão à nossa volta e até com aquelas que estão muito distantes de nós.

Dessa forma, todo tipo de comunicação, seja qual for, transmite-nos uma mensagem, ou seja, possui uma finalidade específica, seja para instruir, informar, entreter, despertar emoções, como é o caso da poesia, entre muitos outros aspectos. E ao falarmos nesta ideia a ser transmitida, é ideal sabermos que ela está relacionada a dois sentidos básicos: o sentido conotativo e o denotativo.

Sendo assim, quando utilizamos as palavras de acordo com seu significado real, ou seja, aquele expresso pelo dicionário, estamos diante de uma linguagem denotativa. Ela, por sua vez, não permite que façamos múltiplas interpretações, mas sim, somente uma. Quer descobrir por quê? Ah! Porque está voltada para a objetividade, isto é, bem longe de quaisquer traços de sentimentalismo. Podemos constatar sua presença em várias circunstâncias de nosso cotidiano, como, por exemplo, aquela contida numa reportagem, numa entrevista, num texto em que expressamos opiniões sobre um determinado fato, entre muitas outras.
Para facilitar nosso entendimento, perceba esta reportagem:

Avenida Paulista se prepara para receber milhares na festa da virada

Pela primeira vez, São Paulo terá mais uma festa de réveillon. Shows de graça devem atrair 35 mil pessoas na Represa de Guarapiranga.

Neste réveillon, duas festas vão movimentar a cidade de São Paulo: uma na Avenida Paulista e outra na Represa de Guarapiranga. Ambas contam com atrações musicais para embalar o público antes e depois da virada. 
Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5117438&tid=5578740365170116282

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.