PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Figuras de Pensamentos

Antítese, Apóstrofe, Eufemismo, Gradação, Ironia... (Por Lélia Pereira)

Diariamente nos deparamos com situações, em que se faz conveniente ou interessante, utilizarmos recursos para a obtenção de resultados mais convincentes, atrativos ou solidários. As figuras de pensamentos são modalidades essenciais para tais finalidades, pois é por meio dela que suavizamos uma má notícia, causamos inquietações em outrem, provocamos risos em alguns e até mesmo enfatizamos mensagens que tornam por sua vez, muito mais claras no entendimento daqueles a quem são endereçadas.
Nessa ocasião, compreenderemos cinco recursos lingüísticos que nos viabilizam métodos para despertarmos em outrem, determinadas reações que a atual situação permite. Com a intenção de fornecer ao leitor um conhecimento ainda mais profundo e eficiente, para cada figura de pensamento aqui apresentada, há exemplos extraídos de alguns estilos de época, como é o caso do Barroco e do Trovadorismo.
Antítese: É a figura mais utilizada no Barroco, estilo de época conhecido como arte do conflito, em que também há presença de paradoxos, por apresentar oposições nas idéias expressas.
“Nasce o Sol e não dura mais que um dia; Depois da Luz se segue à noite escura; Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegria”. Inconstância das coisas do mundo! – Gregório de Mattos.
Sendo antítese, as palavras “luz e noite escura” e “tristezas e alegrias”.
Apóstrofe: É quando interrompemos uma idéia, fazendo referência a seres reais ou não. Foi muito utilizada também no já citado Barroco, mas dessa vez nos sermões do padre Antônio Vieira.
“... E será bem, supremo Senhor e Governador do universo, que às sagradas quinas de Portugal, e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus?...” Trecho do Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as da Holanda – Pe. Antônio Viera.
Sendo apóstrofe, “Supremo senhor e governador”.
Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5117438&tid=5579358432438847162

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa