PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Esfera social de circulação: cotidiana - carta pessoal e relato

 CARTA
1. Introdução
Existem vários tipos de cartas, e pessoas diferentes para qual deve mandá-las, cartas de amor, de familiares que moram muito longe, ou se alguém é parabenizado por seu aniversário. A carta ao ser escrita deve ser primeiramente ser bem analisada em termos de língua portuguesa, ou seja, deve-se observar a concordância, a pontuação e a maneira de escrever com inicio, meio e então o fim. 

Em uma carta formal é preciso ter cuidado na coerência do tratamento, por exemplo, se começamos a carta no tratamento em terceira pessoa devemos ir até o fim em terceira pessoa: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não digas, etc., seguindo também os pronomes e formas verbais na terceira pessoa. 

Atenção aos pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, eles devem concordar sempre na terceira pessoa.
  
Carta no Vestibular 

Devemos abordar a forma dissertativa quando a proposta de redação no vestibular é uma carta. Portanto, a carta deverá ser baseada em evidências, conceitos e exemplos, que podem assumir caráter narrativo ou descritivo, sempre em 1ª pessoa. 

Independente do tema proposto, o aluno deverá defender um ponto de vista, apresentado de forma dissertativa, organizada em tese, argumentação e conclusão. 

Lembre-se

- use os pronomes de tratamento adequados (concordando-os sempre na 3ª pessoa). 
- não assine a correspondência, pois redação de vestibular tem caráter sigiloso. 
- o destinatário e o vocativo são opcionais.
Fontes:
  • Obs.: Nos sites acima você encontrará alguns exemplos de cartas.

ATIVIDADES DE REDAÇÃO (aos meus alunos)
A coletânea a seguir, composta pelos textos 1, 2 e 3, aborda o tema Relações entre os seres humanos e os animais de estimação. Leia-a com atenção, pois ela é o apoio para os dois gêneros textuais que você deve produzir nesta prova. 
Os textos da Prova de Língua Portuguesa apresentam o mesmo tema. Portanto, a leitura desses textos poderá auxiliá-lo na produção dos gêneros.

Texto 1
Nossa família animal
Marcelo Marthe
A relação milenar entre homens e bichos de estimação entrou numa nova fase. Mais do que amigos, eles agora são como filhos. (...)
(...) O novo status que cães e gatos estão assumindo nos lares tem pelo menos duas razões sociais distintas.
A primeira diz respeito ao encolhimento das famílias. Hoje são raros os casais que optam por ter mais de um ou dois filhos – o terceiro, que costuma desembarcar em casa quando esses já estão mais crescidos, é quase sempre um cão ou gato. (...) O segundo fator é o crescimento do contingente de pessoas que vivem sozinhas nas grandes cidades e buscam um companheiro animal. (...)
Texto adaptado da Revista Veja. Disponível em:.  Acesso em: 21 jun. 2010.

Texto 2
Por que gostamos de nossos cachorros?
Isabella Bertelli Cabral dos Santos
Há tempos pesquisadores de variadas formações têm se empenhado em estudar as relações entre os seres humanos e animais de estimação.  
(...) Há evidências convincentes de que as pessoas usualmente veem sua relação com seus animais de estimação como similares às que têm com seus filhos. (...) de que os animais atuam como substitutos de crianças (...). 
Texto adaptado da Revista Ciência & Vida – Psique. Ano III, n.º 32, p. 21-25.

Texto 3
Creche para cães em SP segue moldes de escola infantil
(...) Nelas, os bichos vão todo dia (R$ 580 mensais, de segunda à sexta) com regras tão parecidas e rígidas quanto às das escolas. Têm horário de entrada e saída, lista de presença, recreação, banho de piscina, atividades físicas, passeios no parque, escovação diária de dentes e pelos, exames periódicos de sangue e de fezes, transporte que vai buscar e deixar em casa e até horário de descanso para dormir em colchões. 
Texto adaptado. Disponível em:.
Acesso em: 21 jun. 2010. 4 UEM/CVU – PAS/2010 Etapa 1Caderno de Questões GABARITO 3

GÊNERO TEXTUAL 1 – RELATO
O relato é o gênero textual que tem por objetivo apresentar uma sequência de fatos vivenciados, segundo uma ordem cronológica, em um determinado espaço, por pessoas ou personagens.
A partir das informações contidas na coletânea composta pelos textos 1, 2 e 3, escreva o relato de um fato (uma situação) que você presenciou ou vivenciou, em que fiquem evidentes as relações entre os seres humanos e os animais de estimação, com no máximo 15 linhas. 
GABARITO 3 UEM/CVU – PAS/2010 Etapa 1Caderno de Questões  5

GÊNERO TEXTUAL 2 – CARTA PESSOAL
Você tem um amigo com quem costuma trocar correspondência. Neste momento, para se comunicar com ele, você terá que escrever uma carta que, ao considerar o amigo como leitor, torna-se uma carta pessoal.
Nesse gênero textual, os assuntos são comuns e relacionados ao dia a dia de vocês.
Escreva, pois, uma carta pessoal, com no máximo 15 linhas, considerando a situação em que você:
a) quer ter um animal de estimação; 
b) expõe as razões pelas quais deseja esse animal; 
c) pedirá ao amigo que o auxilie a escolher e adquirir esse animal. 
Observação: para não identificar a sua prova, assine a carta com o nome AMIGO. 
 

Obs. As atividades do PAS-UEM foram organizadas e destacadas, dessa forma, para facilitar o entendimento dos alunos durante as aulas práticas.

Dia da Mentira - 01/04 -

01/04 - Dia da Mentira

 

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera.
As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro.
Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que os gozadores passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Fonte: http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br/mentira.php

quarta-feira, 30 de março de 2011

Manchetes - língua inglesa

Manchetes de jornais (1) Um uso muito específico da língua inglesa
Celina Bruniera*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
As manchetes (headlines) de jornais e revistas de língua inglesa são, em geral, muito difíceis de serem compreendidas.

Não só porque às vezes não temos acompanhado o assunto que elas tematizam, mas porque a construção sintática dessas manchetes é muito complexa.

Elas são escritas por meio de uma linguagem particular, quase um código secreto, que esconde mais que revela. Melhor dizendo: instiga o leitor a buscar compreendê-las.

Lembre-se de que jornais e revistas são um produto e, portanto, estão interessados em atrair o interesse do leitor e em atingir um público cada vez maior para seus textos.

Grande atrativo
As manchetes se inserem nesse contexto e atuam como o grande atrativo (ao lado das imagens), sobretudo aquelas publicadas na primeira página. Por isso são escritas por meio de uma gramática e de um vocabulário que buscam instigar, mais que informar.

Jornais e revistas apresentam uma infinidade de textos que, por sua vez, podem ser reunidos em uma série de gêneros diferentes. São notícias, reportagens, editoriais, entrevistas, charges, artigos de opinião, anúncios publicitários, classificados, crônicas literárias e esportivas, cartas do leitor, entre outros.

As manchetes estão voltadas, geralmente, para as grandes reportagens ou para as notícias que o veículo considera mais importantes.

Vocabulário incomum
Nas publicações de língua inglesa, o vocabulário usado para compor as manchetes não é nada comum. As palavras são escolhidas ou porque são curtas, ou porque podem atribuir um caráter dramático ao que é dito.

É o que observamos em "Royal dog ill", para dizer que um dos cachorros da rainha está doente ou em "Press curb probe" para apresentar uma investigação sobre a censura na imprensa. Quanto menos séria é a publicação, mais ela utiliza desses recursos e os explora ao máximo.

A gramática das manchetes é também muito peculiar. Em geral, ela se caracteriza pela omissão de artigos e do verbo to be como em "Dog worse: royal doctor ready to operate"; por um uso particular dos tempos verbais o que ocorre em "World getting colder, say researchers"; e pelo uso freqüente de substantivos como adjetivos como pode ser observado em "space research talks proposal".

Tente reescrever as manchetes abaixo e, depois, cheque as respostas em Manchetes de jornais (2), clicando no link acima.


  • Moon american, says us senator


  • Opposition claim government responsible for crisis


  • Man held by police


  • Queen to visit Baffinland


  • *Celina Bruniera é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem. »Manchetes de jornais (2) 
    Fonte: http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u45.jhtm  

    Muito provavelmente você já leu alguma manchete em inglês e não entendeu 100% do que estavam falando. Já passei por isso várias vezes, e aqui pretendo reunir algumas dicas que ajudam a compreender melhor as manchetes em jornais e revistas em inglês.
    Espaço vale ouro, seja no mundo de papel ou no mundo virtual. Ele é disputado “a tapa”, porque é através de uma tela de tamanho limitado que você pode ler notícias, conteúdo e se divertir na web. E quando quem manda é a escassez de espaço, quem sofre são os títulos.
    Aí entra em ação uma certa forma de arte: ao mesmo tempo criar títulos que passem um mínimo de informação necessária, e pequenos o suficiente para caber dentro do espaço disponível. Existem várias técnicas para se fazer isso, vamos a elas:
    1. O sumiço dos artigos
    Para encurtar o tamanho das manchetes muitas vezes os artigos somem (a, an, the):
    President Declares Celebration = The president has declared a celebration.
    2. Os verbos vão à loucura
    Algumas regras gramaticais são ligeiramente alteradas:
    -> A forma infinitiva significa futuro:
    Bush to visit Saddam’s cell = Bush is going to visit Saddam’s cell.
    (Note que “to visit” a princípio parece presente, na verdade é futuro)
    -> Os verbos auxiliares somem na forma passiva:
    Man Killed in Accident = A Man has been killed in an accident.
    -> O simple tense é usado ao invés das continuous ou perfect forms:
    Forgotten Brother Appears = A forgotten brother has appeared. (Note que o presente appears aqui significa passado)
    Professors Protest Pay Cuts = Professors are protesting pay cuts. (Neste exemplo o presente protest significa o gerúndio)
    3. Verbos pra quê?
    Frases com vários substantivos sem um verbo pode parecer estranho, mas estimula a curiosidade sobre a notícia:
    Unexpected Visit
    (Você se pergunta: visita de quem? Quem foi visitado? Isso tudo estimula o pensamento sobre a notícia que se segue)
    4. Uma gangue de substantivos
    Algumas vezes vários substantivos se juntam:
    Mustang Referral Customer Complaint
    Complicou, né? Lendo de trás para frente, vemos que: houve uma complaint (reclamamação) feita por um customer (cliente) sobre umreferral program (programa de recomendação) para carros Mustang. Nestes casos, você precisa usar sua imaginação! :)
    5. Você tem certeza disto?
    Algumas formas de separar o fato comprovado, das teorias:
    It’s known to…
    (quando se sabe que algo realmente aconteceu, que é um fato)
    It’s thought to…
    It’s believed to…

    (quando é algo que as pessoas pensam, ou quando não se comprovou a veracidade dos fatos)
    6. A queima de substantivos
    Alguns substantivos não são necessários:
    -> A palavra people muitas vezes é subentendida:
    Forty die in tsunami = Forty people die in tsunami.
    7. A idade conta
    -> A fórmula “xx-year-old somebody” (por exemplo), não é usada por completo:
    12-year-old climbs Everest = 12-year-old boy climbs Everest.

    segunda-feira, 28 de março de 2011

    Biografia de Toquinho

    Biografia de Toquinho

    A trajetória de um artista que privilegiou a poesia e as temáticas infantis.
    Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de São Paulo. Apelidado de “Toquinho” pela mãe, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida artística. Interessado pelo violão, começou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolescência. Aprendiz do violonista Paulinho Nogueira, acumulou conhecimento para o solo e acompanhamento, depois de buscar outras influências como de Oscar Castro Neves, Isaias Sávio e Léo Peracchi. 

    Consolidando admirável experiência técnica, começou a se apresentar em colégios, faculdades e clubes. No período em que deu os primeiros passos de sua carreira profissional, não sabia que conviveria com uma safra de grandes cantores, instrumentistas e intérpretes. Entre seus colegas de profissão estavam Elis Regina, Marcos Valle, Zimbo Trio, Tayguara e Chico Buarque. Em uma época de grande efervescência cultural, Toquinho participou de diversos espetáculos e peças musicais. 

    Nos primeiros projetos conheceu o letrista Chico Buarque, que foi o primeiro a colocar uma letra em um de seus arranjos. Dessa união surgiu a música “Lua Cheia”, que foi registrada no disco “Chico Buarque – Volume 2”. No ano de 1966, abriu espaço para a divulgação de seu trabalho instrumental com a gravação do LP “O violão de Toquinho”. Aproveitando a visibilidade da época, Toquinho se apresentou em programas de TV e participou dos famosos festivais de canção popular produzidos pela TV Record. 

    No ano de 1969, fez uma turnê pela Itália em parceria com Chico Buarque. O sucesso de suas apresentações lhe propiciou a gravação do disco “La Vita, Amico, É L'Arte Dell'Incontro”. Nesta obra revisitou as obras do poeta Vinicius de Moraes, que teve seus poemas musicados e gravados por artistas italianos como Giuseppe Ungaretti e Sergio Endrigo. A homenagem atraiu a atenção do próprio Vinicius de Moraes, que o convidou para uma temporada de shows na Argentina ao lado da cantora Maria Creuza. 

    A partir de então, o dueto Toquinho e Vinicius empreendeu uma extensa parceria que marcou a trajetória da música brasileira. A parceria rendeu discos e temporadas de shows memoráveis entre os especialistas e críticos de arte da época. No ano de 1979, o show “Dez anos de Toquinho e Vinicius” celebrou a amizade e intercâmbio musical desses artistas. Ao longo da década de 1980, alcançou notório prestígio musical, tendo sua arte reconhecida internacionalmente. Nessa mesma década participou do afamado Festival de Montreux. 

    No ano de 1983, Toquinho passou a explorar uma nova vertente em sua trajetória musical. O disco “Casa dos Brinquedos” inovou esteticamente por tratar única e exclusivamente do universo infantil. Três anos mais tarde, produziu um disco de 10 faixas que tematizou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Desde então, as crianças ganharam grande prestígio em seu trabalho musical. Nos últimos anos, Toquinho conseguiu consolidar uma carreira estável marcada por diversos projetos de prestígio. Ainda hoje, ele é referência para novos intérpretes e instrumentistas que iniciam sua carreira musical.
    Por Rainer Sousa
    Equipe Brasil Escola


    http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE

    O Portal Número 1 de Vestibular

    Dicas para (seus alunos) revisarem com o vestibular1

    Obs.: Resposta que recebi por e-mail do Portal e indico a todos os interessados.

    O nosso portal é como se fosse uma sala de revisão e treinamento dos estudos, como os alunos precisam! Não importa qual o curso superior que vai fazer, para passar pelo vestibular o aluno tem que saber toda a matéria do Ensino Médio, antigo Colegial. Este conteúdo programático, nós trazemos para todos conforme os principais vestibulares estão exigindo nas provas.
    As matérias que vai estudando e com os quais fazendo as provas são as mesmas que pode revisar em nosso portal, pode fazer os simulados e pegar exercícios para se testar! Então vamos lhe dar algumas dicas que podem ser repassadas aos alunos:
    A primeira delas é que não devem deixar de ver a seção de "ajuda v1", onde nosso macote, além de facilitar a navegação, levando diretamente ao assunto desejado, ele tem dicas e toques exclusivos de estudo e de como vencer esta fase importante da vida.
    É possível sim estudar conosco, de várias formas. vestibular1.com.br é um portal de serviços gratuitos voltado para ajuda ao aluno vestibulando, oferecendo uma ampla gama de serviços de informações, testes, acessórios, notícias, novidades; enfim, diversos documentos de interesse dos estudantes.
    Também somos uma espécie de cursinho gratuito on-line que pode ser feito via net, sabemos que o aluno reunirá muitas informaçôes pelo nosso site, treinando simulados, treinando pelas provas passadas do enem, pelas materias que mais caem, livros on line, downloads das provas de várias faculdades e universidades de todo país. Além disso, pode fazer um tour virtual pelas matérias, pelos sites voltados a vestibular, inclusive os recomendados por nós.
    Gostaríamos de chamar atenção para que ao visitar novamente nosso portal não deixe de visitar nossa Página de Apostilas, talvez você não a tenha observado. Lá encontrará apostilas de todas as matérias e diversos assuntos, importantíssimos e que caem nos vestibulares.
    Em novidades: Planejando os estudos, Rendimento na reta final, Você está preparado para passar?, Formas de descomplicar as provas, Como estudar,Como estudar com o computador e o Programa Básico de Disciplinas que trata dos assuntos que mais caem nos exames.
    No Informativo Exclusivo, há dicas de como se preparar para as provas. Na Revisão on line todos resumos e sinposes das principais matérias que vêm caindo nos exames. Tudo isso, sem dizer dos simulados onde poderá treinar os conhecimentos.
    Para treino e teste para os alunos, estão disponíveis através da seção de resultados e provas, duas páginas de links para downloads de inúmeras provas de vários vestibulares que eles podem baixar no computador para treinar off-line.
    Os alunos podem encontrar a maioria dos resumos de livros em nossas páginas do Informativo Exclusivo, o restante dos livros encontrar em nossa página de livros on-line e o que falta no link da biblioteca virtual.
    Os próprios simulados são formas de estudo, o aluno faz e confere na hora seu resultado e os gabaritos. Os exames de Enem também funcionam como simulados. Há também as apostilas sobre diversos assuntos que podem baixar para o computador e abrir com o programa zip e ter várias matérias para estudar pelo Word.
    Esperamos ter ajudado com as dicas de navegação de nosso portal, e estamos prontos para quaisquer outros ou maiores esclarecimentos qde ue necessite. Sinta-se à vontade e escreva-nos.
       
    Diga que assistam vídeo-aulas de todas as matérias
     Clique Aqui!
    Bons estudos a todos seus alunos e um abraço.
    Carlos - Equipe do vestibular1

    sábado, 26 de março de 2011

    Esfera social de circulação : curriculum vitae


    Fonte: Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=A5WNg7n453
     
    Modelo de Curriculum Vitae
    O curriculum vitae (também chamado de currículo ou CV) é um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o curriculum descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui. 
    Fonte: http://www.meucurriculum.com/  
    Obs.: Neste site acima você encontrará mais dicas úteis.


    1. Fale sobre você.
    2. Quais são seus objetivos a curto prazo?
    3. Quais são seus objetivos a longo prazo?
    4. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
    5. O que você sabe sobre nossa organização?
    6. O que você faz ou já fez para melhorar sua formação?
    7. Você trabalha bem em equipe?
    8. Você já teve problemas com chefes anteriores?
    9. O que te motiva a fazer um bom trabalho?
    10. Dê-me um motivo para te escolher e não outros candidatos.
    11. Onde você se vê em cinco anos?

    Obs.: Leia as possíveis respostas e outras orientações no site abaixo:
     
    Conheça abaixo um dos modelos que pesquisei para você:



    IDENTIFICAÇÃO


    Nome:
    Endereço:                                                                       Bairro:                          Fone:                       
    Cidade:                                                       CEP:                         Estado:
    Filho de                                                                                                     
    e de                                                                        
    Nacionalidade:                                        Naturalidade:
    Data de Nascimento:                                Estado Civil:                                Grau de Instrução:                     
    Cédula de Identidade nº:                           Carteira Profissional nº:                      Série:       
    Carteira de Reservista nº:                        Título de Eleitor nº:                                 Zona:     
    Carteira de Habilitação nº:                        Categoria:
    CPF:                                                      Inscrito  no ....................................... sob nº:    
                                                                                       (órgão profissional)



    Escolaridade
    CURSO 1º Grau (1ª a 8ª série)

    Escola:
    Cidade:                                                                               Período:

    CURSO COLEGIAL OU EQUIVALENTE:

    Escola:
    Cidade:                                                                               Período:

    CURSO SUPERIOR:

    Universidade:
    Faculdade:                                                                         Curso:
    Cidade:                                                                               Período:

    CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, PÓS GRADUAÇÃO, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, ETC.

    Assunto:
    Entidade:                                                                               Período:

    Assunto:
    Entidade:                                                                               Período:

    Assunto:
    Entidade:                                                                               Período:



    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    Firma:
    Endereço:                                                                           Bairro:
    Cidade:                                                                               Estado:
    Período:                                                                              Cargo:
    Funções Desempenhadas:

    Firma:
    Endereço:                                                                           Bairro:
    Cidade:                                                                               Estado:
    Período:                                                                              Cargo:
    Funções Desempenhadas:

    Firma:
    Endereço:                                                                           Bairro:
    Cidade:                                                                               Estado:
    Período:                                                                              Cargo:
    Funções Desempenhadas:


    INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - PESSOAS QUE POSSAM DAR INFORMAÇÕES
    Nome:                                                                                           Fone:
    Endereço:                                                                                     Cidade:
    Nome:                                                                                           Fone:
    Endereço:                                                                                     Cidade:
    Nome:                                                                                           Fone:
    Endereço:                                                                                     Cidade:

    INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E FUNCIONAIS
    Último Salário:
    Salário Pretendido:
    Outras Funções que se propõe a exercer:
                                   ................................. , ...... de ................................ de ........ .
                                     .........................................................................................

    Figuras de Linguagem - Brasil Escola

    Figuras de Linguagem (informações ao1º ano do ensino médio)

    São recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. 



    Figuras de som 
    a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais. 
    “Esperando, parada, pregada na pedra do porto.” 

    b) assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. 
    “Sou um mulato nato no sentido lato 
    mulato democrático do litoral.” 

    c) paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. 
    “Eu que passo, penso e peço.” 

    Figuras de construção 

    a) elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto. 
    “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia) 

    b) zeugma: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes. 
    Ele prefere cinema; eu, teatro. (omissão de prefiro) 

    c) polissíndeto: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período. 
    “ E sob as ondas ritmadas 
    e sob as nuvens e os ventos 
    e sob as pontes e sob o sarcasmo 
    e sob a gosma e sob o vômito (...)” 

    d) inversão: consiste na mudança da ordem natural dos termos na frase. 
    “De tudo ficou um pouco. 
    Do meu medo. Do teu asco.” 

    e) silepse: consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser: 

    • De gênero 
    Vossa Excelência está preocupado. 

    • De número 
    Os Lusíadas glorificou nossa literatura. 

    • De pessoa 
    “O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.” 

    f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra. 
    A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa. 

    g) pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. 
    “E rir meu riso e derramar meu pranto.” 

    h) anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases. 
    “ Amor é um fogo que arde sem se ver; 
    É ferida que dói e não se sente; 
    É um contentamento descontente; 
    É dor que desatina sem doer” 

    Figuras de pensamento 

    a) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. 
    “Os jardins têm vida e morte.” 

    b) ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. 
    “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.” 

    c) eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. 
    Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou) 

    d) hipérbole: trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática. 
    Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) 

    e) prosopopéia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. 
    O jardim olhava as crianças sem dizer nada. 

    f) gradação ou clímax: é a apresentação de idéias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax) 
    “Um coração chagado de desejos 
    Latejando, batendo, restrugindo.” 

    g) apóstrofe: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada). 
    “Senhor Deus dos desgraçados! 
    Dizei-me vós, Senhor Deus!” 

    Figuras de palavras 

    a) metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 
    “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” 

    b) metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe: 
    Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) 

    c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. 
    O pé da mesa estava quebrado. 

    d) antonomásia ou perífrase: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade: 
    ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) 

    e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. 
    A luz crua da madrugada invadia meu quarto. 

    Vícios de linguagem 

    A gramática é um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas, em se tratando da linguagem escrita.  O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior expressividade, refere-se às figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem. 

    a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. 
    pesquiza (em vez de pesquisa) 
    prototipo (em vez de protótipo) 

    b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática. 
    Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordância) 

    c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. 
    O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) 

    d) cacófato: consiste no mau som produzido pela junção de palavras. 
    Paguei cinco mil reais por cada. 

    e) pleonasmo vicioso:  consiste na repetição desnecessária de uma ideia. 
    O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. 
    Observação: Quando o uso do pleonasmo se dá de modo enfático, este não é considerado vicioso. 

    f) eco: trata-se da repetição de palavras terminadas pelo mesmo som. 
    O menino repetente mente alegremente.
    Por Marina Cabral 
    Especialista em Língua Portuguesa e Literatura 
    Equipe Brasil Escola
    Fonte: http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm


    Figuras de Linguagem em Quadrinhos 

    As figuras de linguagem servem para dar maior brilho à comunicação.

    Exemplos:

    Iracema, a virgem dos lábios doces como o mel. (comparação)

    Iracema, a virgem dos lábios de mel. (metáfora)


    ANTÍTESE: (do grego anti, “contra” + thesis, “afirmação”). Antítese é o uso de contrários não simultâneos; OXÍMORO é o uso de contrários simultâneos, considerados sob aspectos diferentes; PARADOXO é o uso de contrários simultâneos e considerados sob o mesmo aspecto.*


    Exemplos:

    Ora sofria, ora gozava. (antítese)

    Ser mãe é padecer no paraíso. (oxímoro)

    Um mudo me contou isso. (paradoxo)



    Vamos ver algumas delas nas Histórias em Quadrinhos:

    Metáfora- Quando usamos uma palavra fora do seu sentido real, damos a ela um novo sentido:
    Quando usamos uma palavra fora do seu sentido real, damos a ela um novo sentido:
     
    "árvore de esperança"
    "desenho da hora"
    "mauricinho, no lugar de obediente ou disciplinado"
    Metonímia
    É a troca de um nome por outro, havendo entre eles alguma relação ou semelhança:
    "tomar gelado, no lugar de sorvete"
    "oitocentas cabeças de gado, no lugar de oitocentos gados"
    "pé da colina"
    Ironia
    Dizer o contrário do que se pretende dizer ou questionar certo tipo de pensamento com intenção de ridicularizar:


    "Sidney Magal perde"

    Onomatopéia
    São representadas pela imitação de um som, ruído, grito, elementos da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana, etc. 
    "Tóim"
    "nhac!"
    "grrr..."