- A noção de gêneros discursivos permeando todas as Matrizes e Descritores
- Prova Brasil: Descritores, Habilidades de Leitura e Estratégias de Ensino (ORIENTAÇÕES FEITA PELO PROF. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello-PDE/ UEL/2010)
1º Passo: Fazer-saber; 2º Passo: Fazer-crer; 3º Passo: Fazer-fazer
Lista dos Descritores (Ensino Médio) o que é exigido (habilidade)- 6 grandes blocos: procedimento de leitura; implicações; relações de coerência e coesão; relação de variação lingüística.
D1 – Localizar informações explícitas (leitura da linha) em um texto. 1º passo
D2 – Estabelecer (elemento de coesão) relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. 1º passo
Eu comprei um caro que (cuja) a porta estava estragada.
D3 – Inferir (entender o contexto- sentido literal) o sentido de uma palavra ou expressão. 1º passo
O aluno ver o valor que tem...
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. 2º passo
D5 – Interpretar (texto sincrético) texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). 2º passo tirinha- texto verbal e não verbal
D6 – Identificar o tema (assunto p/MEC) de um texto. 2º passo
Assunto: sapo pururu=relação de poder;
A galinha dos ovos de ouro= exploração
D7 – Identificar a tese de um texto. 2º passo
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. 2º passo
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. 2º passo
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. 2º passo
D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. 1º e 2º passo
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2º passo
D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 2º passo
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. 2º passo
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 2º passo
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. 2º passo
D17 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. 2º passo
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. 2º passo
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. 2º passo
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos. 2º passo
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. 2º passo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.