Plano de Trabalho Docente
Amparo legal
• Artigo 13, II e IV da LDB, aparece como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.
• Em Edital de concurso para o magistério aparece como descrição das atividades genéricas dos professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná.
Estruturas do Plano de Trabalho Docente
Conteúdos
"Definidos por conteúdos estruturantes, ou seja, saberes – conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas – que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento".
ARCO-VERDE, 2005
O desdobramento dos conteúdos estruturantes em conteúdos específicos será feito pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola, garantindo
neste desdobramento em conteúdos específicos, a presença dos conteúdos básicos.
O professor deve dominar o conteúdo escolhido em sua essência, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto, o que exige uma relação com as demais áreas do conhecimento. Esse processo de contextualização visa a atualização e aprofundamento do conteúdo pelo professor, possibilitando ao aluno estabelecer relações e
análises críticas sobre o conteúdo.
Justificativa
Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.
Objetivos
Referem-se às intenções educativas. Expressam as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural. Estão voltados aos conteúdos e não às atividades.
Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos
Trata-se do processo de investigação teórica que pauta a ação prática, identificando o conjunto de determinados princípios e recursos que serão utilizados pelo professor para chegar aos objetivos propostos.
Critérios de avaliação
Critérios definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios refletem as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Deve-se também constar neste item a proposta de recuperação, ou seja, de que forma se prevê a retomada do conteúdo não aprendido, lembrando sempre que a recuperação não deve ser do instrumento (prova, trabalho, atividade), mas sim do conteúdo.
Referências
As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo portanto o livro didático o único recurso.
Referências:
ARCO-VERDE. Yvelise Freitas de Souza. Introdução às Diretrizes Curriculares Estaduais. 2005
"ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA" , texto produzido pela Coordenação de Gestão Escolar - CGE
Bibliografia sugerida pela CGE:
VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Cortez, 1997.
Novo modelo:
Instrumentos:
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