PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

UMA VELA PARA DARIO, DE DALTON TREVISAN

ENTENDIMENTO DO TEXTO: UMA VELA PARA DARIO, DE DALTON TREVISAN
1. Retire do texto trechos que fundamentam a seguinte afirmação: “O narrador conta uma história urbana”.

2. Determine:
a) O período do dia em que acontece a história:
­­­­­­­­­­­­­b) O tempo aproximado de duração de fatos narrados na história:

3. Assinale as características que, com certeza, podem ser atribuídas à personagem principal.
(   ) Era viúvo.
(   ) Estava com sérios problemas de saúde.
(   ) Era fumante.
(   ) Era obeso.
(   ) Era idoso.
(   ) Não era indigente.
(   ) Andava alinhado.
(   ) Era uma pessoa de muitas posses.

4. Qual foi o último momento do texto em que Dario demonstra estar vivo?

5. Em que parágrafo é mais marcante o contraste entre o sofrimento de Dario e o bem-estar das pessoas? Justifique sua resposta.

6. Que adjetivos você usaria para caracterizar as pessoas que se apossaram dos objetos pessoais de Dario­­­­­­­­­­­­­.

7. Durante o calvário de Dario, diversas pessoas passaram por ele e tiveram as mais variadas atitudes. Explique qual a falha das seguintes personagens no socorro ao moribundo.
a) Rapaz de bigode:            b) Taxista:                (c) Carregadores
d) Curiosos:            e) Pessoas que examinam o documento:

8. De que maneira o narrador se referiu ao sumiço dos pertences de Dario: direta ou indiretamente? Explique.

9. Em que momento do texto a atitude das pessoas em relação a Dario passa da mera curiosidade à agressão física, mesmo que involuntária? 

10. O título do texto se refere ao gesto de um menino. Em sua opinião, o que difere este gesto das atitudes das demais personagens do texto?

Ø  Agora, após a análise interpretativa do texto, produza seu texto narrativo que contenha:
- Apresentação (apresente seus personagens: protagonista, antagonista e secundário(s); acontecimento ou fato; tempo; espaço, etc.)
- Complicação (causas e consequências dos problemas advindos do fato)
- Clímax (auge dos conflitos)
- Desfecho (como terminou tal acontecimento)

Um comentário:

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.