PAISAGEM

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

OH! JESUS MEU ETERNO PAI DO CÉU, DOCE CORAÇÃO DE JESUS, SOIS O ME REFÚGIO, MEU GUIA, MINHA LUZ QUE ILUMINA TODO MEU CAMINHO, ME PROTEJA, ME AJUDE, ME DÊ ÂNIMO, CORAGEM E MUITA CONFIANÇA. FIQUE SEMPRE COMIGO. DAI-ME UMA PAZ QUE BROTA DO MEU CORAÇÃO. DAI-ME A GRAÇA DE CONSEGUIR FAZER ALGO PARA VOS AGRADAR. DAI-ME FORÇA, A DECISÃO E CORAGEM. ENVIE TEU ESPÍRITO SANTO E TUDO SERÁ CRIADO. NÃO DEIXE TARDAR EM VOS AGRADECER. ILUMINE MINHA MENTE QUE DEVO FAZER. AJUDE QUE EU NÃO ME ESQUEÇA DE VOS AGRADECER. JESUS FIQUE SEMPRE COMIGO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA. SEJA NOSSA SALVAÇÃO. AMÉM

Observação: Esta oração foi escrita por minha mãe em seus últimos dias de vida /1993. Saudades!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Gêneros textuais


GÊNEROS TEXTUAIS
Os textos são produzidos com propósitos definidos e em condições sociodiscursivas diferentes, por isso diferenciam-se uns dos outros.
  • O que se diz (tema)
  • Por que se diz (intenção)
  • Para quem se diz (público alvo)
  • Onde se diz (suporte / local)
  • Essas condições determinam o COMO DIZER.
  •  BROCART (gêneros textuais)  
  • BAKTHIN (gêneros discursivos)
Alguns gêneros orais e escritos

Exposição oral                      Telefonema               Debate
E- mail                                  Crônica                      Convite
Poema                                  Entrevista                   Reportagem
Tira                                       Notícia                        Editorial
Anedota                                Receitas                     Aviso
Ata                                        Fábula                        Contos


Que gêneros trabalhar?
Cada esfera da sociedade apresenta textos com finalidades específicas. Na sala de apoio, pode-se trabalhar com as diferentes esferas, por exemplo:
  • Literária/Artística: contos, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos, crônicas, romances, etc.
  • Imprensa: notícia, classificados, carta do leitor, entrevistas, etc
  • Publicitária: propaganda, folder, placas, etc
  • Cotidiana: Adivinhas, anedotas, bilhetes, parlendas, quadrinhas, provérbios, cartão postal, receita, etc.
  • Produção e consumo: regras de jogo, rótulos, bulas.
  • Midiática: filmes, desenho animado, e-mail, etc.

OBS: Há outros gêneros sugeridos nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa – DCEs.

princípios norteadores
·         Alguns desses gêneros deverão ser trabalhados em diferentes séries e com objetivos cada vez mais complexos.
·         Outros gêneros serão trabalhados apenas em uma série / ciclo: levar em conta à interdisciplinaridade, o programa da série, a faixa etária dos alunos.
·         A diversidade de textos para leitura deverá sempre ser maior do que a de textos produzidos pelos alunos.
·         O aluno deverá ler e analisar alguns exemplares do gênero a ser produzido previamente.
·         A análise de um gênero deverá contemplar: o conteúdo do texto, seus aspectos discursivos e linguísticos.
 Fonte: Minhas anotações de estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.