GÊNEROS TEXTUAIS
Os textos são produzidos com propósitos definidos e em condições sociodiscursivas diferentes, por isso diferenciam-se uns dos outros.
- O que se diz (tema)
- Por que se diz (intenção)
- Para quem se diz (público alvo)
- Onde se diz (suporte / local)
- Essas condições determinam o COMO DIZER.
- BROCART (gêneros textuais)
- BAKTHIN (gêneros discursivos)
Alguns gêneros orais e escritos
Exposição oral Telefonema Debate
E- mail Crônica Convite
Poema Entrevista Reportagem
Tira Notícia Editorial
Anedota Receitas Aviso
Ata Fábula Contos
Que gêneros trabalhar?
Cada esfera da sociedade apresenta textos com finalidades específicas. Na sala de apoio, pode-se trabalhar com as diferentes esferas, por exemplo:
- Literária/Artística: contos, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos, crônicas, romances, etc.
- Imprensa: notícia, classificados, carta do leitor, entrevistas, etc
- Publicitária: propaganda, folder, placas, etc
- Cotidiana: Adivinhas, anedotas, bilhetes, parlendas, quadrinhas, provérbios, cartão postal, receita, etc.
- Produção e consumo: regras de jogo, rótulos, bulas.
- Midiática: filmes, desenho animado, e-mail, etc.
OBS: Há outros gêneros sugeridos nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa – DCEs.
princípios norteadores
· Alguns desses gêneros deverão ser trabalhados em diferentes séries e com objetivos cada vez mais complexos.
· Outros gêneros serão trabalhados apenas em uma série / ciclo: levar em conta à interdisciplinaridade, o programa da série, a faixa etária dos alunos.
· A diversidade de textos para leitura deverá sempre ser maior do que a de textos produzidos pelos alunos.
· O aluno deverá ler e analisar alguns exemplares do gênero a ser produzido previamente.
· A análise de um gênero deverá contemplar: o conteúdo do texto, seus aspectos discursivos e linguísticos.
Fonte: Minhas anotações de estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!
Agradeço seu comentário.
Volte sempre! Geisa
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.